Audiência Pública na Câmara Municipal discute situação do Parque Municipal do Mocambo
Foi realizada na noite da última terça-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, uma importante Audiência Pública para a discussão e avaliação de diferentes assuntos pertinentes ao Parque Municipal do Mocambo. A iniciativa foi da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL), composta pelos vereadores Lindomar Francisco Tavares (Presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar e Francimar Rosa dos Santos, em parceria com a Comissão de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente (CUTTMA), integrada pelos vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (Presidente), Antônio Ferreira da Rocha e João Batista Gonçalves.
Além dos presidentes das referidas comissões, estiveram presentes o Presidente do Legislativo Patense, Vereador Otaviano Marques de Amorim, e os Vereadores José Osmar de Castro (Guiguim), Valdir Reis de Jesus, Edimê Erlinda de Lima Avelar e João Batista Gonçalves (Cabo Batista).
A reunião foi presidida pelo Vereador Lindomar Tavares, que, após agradecer a presença de todos, ressaltou a importância do momento para a apresentação de sugestões e propostas concretas e, consequentemente, para a definição de diretrizes pragmáticas para a solução dos problemas, a curto, médio e longo prazos. Passou-se então à fase de oradores inscritos, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, como entidades de classe, autoridades do Executivo e Legislativo, Polícia Militar e moradores vizinhos do Parque Municipal do Mocambo.
Várias questões foram levantadas pelos oradores, como o uso de drogas no local, vandalismo, degradação ambiental, excesso de portões, falta de segurança e fiscalização, abandono por parte do Poder Público, entre outras. Muitas sugestões de melhorias também foram apresentadas, inclusive projetos de revitalização e replanejamento do parque, envolvendo as áreas de cultura, turismo, esporte, lazer, meio ambiente, segurança e infraestrutura. Os vereadores João Batista Gonçalves (Cabo Batista), Edimê Erlinda de Lima Avelar, Valdir Reis de Jesus e Braz Paulo de Oliveira Júnior também fizeram suas considerações e colocaram os respectivos gabinetes à disposição.
Por fim, o Presidente dos trabalhos, Vereador Lindomar Tavares, compilou as sugestões apresentadas em 12 diretrizes, as quais serão encaminhadas oficialmente ao Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, em documento assinado pelos 17 vereadores, contendo anexa a cópia da lista de presença da referida Audiência Pública.
A seguir constam as diretrizes definidas pela CECTEL durante a Audiência Pública referente ao Parque Municipal do Mocambo:
1. Brigada de Incêndio/treinamento para funcionários que trabalham no Parque do Mocambo.
2. Portões fechados por questões de segurança, acesso pela entrada principal.
3. Uniformes, crachás e ferramentas para os funcionários.
4. Acessibilidade no Conservatório Municipal.
5. Proibição de veículos automotores e bicicletas no interior do Parque do Mocambo.
6. Limpeza das trilhas de caminhada.
7. Academia ao ar livre.
8. Atividades de lazer, cultura, esportes aos sábado e domingos através de parcerias com faculdades.
9. Reflorestamento com espécies nativas e frutíferas permitidas ao ambiente.
10. Definição e execução do projeto de utilização da área do piscinão.
11. Retirada de espécies invasoras.
12. Exigência aos proprietários de lotes na divisa com o Mocambo de que façam muros em seus lotes.
Vale ressaltar que, durante a Audiência Pública, decidiu-se pela criação de uma Comissão composta por moradores, vereadores, CIMA, CODEMA, Polícia Militar e Educação/UNIPAM, para acompanhar, fiscalizar e cobrar a execução dessas prioridades.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Fonte: Vanderlei Gontijo