Auditoria realizada pelo TCE-MG encontra diversas irregularidades na UPA de Patos de Minas
A auditoria analisa desde o tempo de espera e o atendimento prioritário na recepção, como também verifica a validade de medicamentos
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) está realizando uma rigorosa auditoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas. Com a intenção de fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos na unidade, a auditoria se iniciou na terça-feira (05) e tem previsão para ser finalizada ainda nesta quinta-feira (07).
Várias irregularidades foram identificadas na UPA Patos de Minas, sendo elas:
- Pacientes recebendo medicação nos corredores;
- Painel de senhas na recepção com defeito;
- Mau cheiro nos banheiros provisórios da recepção;
- Ausência de pulseiras de classificação pelo Protocolo de Manchester;
- Falta de registro no ponto biométrico;
- Certificado do Conselho Federal de Farmácia (CRF) vencido;
- Falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
- Depósito de lixo sem identificação dos tipos de resíduo.
Segundo a analista de controle externo do TCE-MG, Ana Elisa de Oliveira, esta ação é coordenada pelo tribunal e está acontecendo em várias unidades de pronto atendimento de Minas Gerais. “Estamos enviando todas as apurações em tempo real para o tribunal, que vai consolidar um relatório geral das fiscalizações no estado. A ideia é verificar se os órgãos corrigem ou não os problemas apontados”, explicou Ana Elisa.
A auditoria analisa desde o tempo de espera e o atendimento prioritário na recepção, como também verifica a validade de medicamentos, pontualidade dos profissionais, a maneira como os resíduos são descartados e as condições de higiene do local.
Ao serem questionados sobre as irregularidades identificadas, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas informaram, que só irão se manifestar após a finalização da operação.
A denominada Operação Saúde, pode ser vista por transmissão ao vivo, no canal do TCE-MG no Youtube, onde é possível acompanhar as apurações em tempo real.
Fonte: Lélis Félix/Patos Notícias
Fonte: Clube Notícia