Aumento de 4,5% oferecido pela prefeitura de Patos de Minas aos servidores públicos é aceito pela classe
A negociação salarial do funcionalismo público de Patos de Minas teve desfecho na manhã desta quarta-feira (15), durante assembléia da categoria, que aceitou o reajuste proposto pela administração municipal no dia 8 de fevereiro. A alegação do prefeito José Eustáquio durante o encontro com os representantes do Sintrasp, de que o município passa por dificuldades, foi levada em conta na decisão, apesar do aumento ser bem inferior ao que os servidores reivindicaram.
A proposta da categoria era 10% de reajuste nos salários, sendo 6,48% de inflação com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais o ganho real de 3,42%, além de mais R$ 70,00 para o cartão alimentação. Mas o que foi oferecido pelo prefeito foi o percentual de 4,5% de aumento nos vencimentos e 14,3% para a alimentação. Durante a assembléia, a maioria definiu que o melhor seria aceitar o proposto pelo executivo patense. O reajuste será retroativo ao mês de janeiro de 2017, data-base do funcionalismo.
Com relação a carga horária que atualmente é de 8 horas, e que não estava incluída nesta pauta, o Sintrasp deverá dar início a negociação junto a nova gestão, pleiteando que seja reduzida para 6 horas diárias, sem causar prejuízos ou transtornos para a população, segundo o sindicato.
Matéria: Odair Cardso
Fonte: Vanderlei Gontijo