Autoridades se reúnem na orla da "lagoa grande" em Patos de Minas para discutir solução para o assoreamento de seu leito

Notícias | Política

20 Junho, 2013

0

Autoridades se reúnem na orla da


O promotor de Defesa do Meio Ambiente, José Carlos de Oliveira Campos Junior, propôs, na manhã desta última terça-feira, 18, em reunião com representantes dos poderes executivo e legislativo, na orla da Lagoa Grande, a assinatura de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, entre a Prefeitura Municipal e a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais - para resolver o problema do assoreamento que atinge o principal cartão-postal da cidade. 

Segundo o promotor de Justiça, no TAC serão traçadas as bases estratégicas para o trabalho de desassoreamento da Lagoa Grande. Na minuta do MP, serão definidas as responsabilidades das partes. “A partir daí, definiremos o plano de ação que pode ser a dragagem da terra do leito da lagoa com o uso de máquinas”, afirmou José Carlos de Oliveira Campos Junior. 

O Ministério Público também pediu que se faça uma sondagem técnica na Lagoa Grande. Uma equipe da Prefeitura Municipal fará o trabalho de analisar o material que assoreou o leito da represa, bem como verificar a profundidade dela. Existe uma preocupação quanto ao tipo de intervenção ambiental no lago. 

Hoje, a lagoa é o hábitat de peixes e pássaros e, dependendo da forma empregada para desassoreá-la, pode prejudicar a fauna e a flora existentes.

Também ficou decidido que será realizada uma consulta para ver de quem é a competência para autorizar o licenciamento da lagoa. 

A Copasa, através dos representantes presentes à reunião, o gerente de distrito do Médio Paranaíba, Jairo José Carneiro, e o engenheiro de manutenção e operação de Patos de Minas comprometeram-se a liberar uma carga de água após o trabalho de limpeza e desassoreamento da Lagoa Grande. A ideia é construir posteriormente um poço artesiano, que seria a fonte de abastecimento da lagoa.

Também participaram da reunião os secretários municipais, Pérsio Ferreira de Barros, da Administração, Nelson Nogueira, da Infraestrutura, Tenente Coronel Veríssimo, da Polícia Ambiental, o capitão-comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Mauro Alexandre Caixeta e os vereadores Duda, cabo Batista, Valdir Reis e Braz Paulo

 

Fonte: ASCOM

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)