Balaio de Arte e Cultura 2015 em Patos de Minas traz diversas novidades para o público

Notícias | Eventos Culturais

17 Agosto, 2015

0

Balaio de Arte e Cultura 2015 em Patos de Minas traz diversas novidades para o público


As exposições de artes plásticas prometem ser uma grande atração no Balaio de Arte e Cultura 2015. Além dos integrantes da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas - UNART, a mostra vai abrir espaço para artistas amadores. Outra novidade é a participação dos estudantes das escolas localizadas na avenida Getúlio Vargas e também dos grafiteiros da cidade. As exposições vão acontecer na Galeria do Teatro Municipal com uma estrutura que será montada na Praça da Catedral. "O Balaio traz primeiro a questão de estar na rua, a rua como espaço da vida e espaço de transformação", explica Lúcia Tredezzini, curadora de artes plásticas do Balaio 2015.

As escolas localizadas na avenida Getúlio Vargas foram convidadas para participação das exposições. "A Escola Nossa Senhora das Graças vai trabalhar com crianças de dois a nove anos o peixe vivo literal. A Escola Normal vai trabalhar o personagem Bourlemarx na questão do paisagismo, fazendo alusão ao passeio de pedra portuguesa para valorizar a flora nacional. E a Escola Marcolino de Barros vai fazer uma releitura de Guinhard, que tinha uma característica importante de colocar figuras populares nos retratos em posturas de rei e rainha", explica Lúcia.

Os grafiteiros também vão participar do Balaio. Eles vão estampar sua arte em uma grande tela com 25 metros de comprimento. O trabalho será feito antes da abertura do Balaio, começando no dia 24 de agosto e sendo concluído no dia 02 de setembro. E qualquer pessoa interessada em expor no Balaio pode se inscrever.

"O público em geral é livre para fazer o que quiser. A pessoa vai produzir seu trabalho em formato A3, em qualquer técnica, usando qualquer tipo de material e vai entregar na avenida Getúlio Vargas, 762 a partir das 9h da manhã. Vai preencher uma ficha e o material vai ser plotado para suportar a ação do tempo. Isso vai fazer com que o artista veja o seu trabalho em outra linguagem e em outra dimensão", explica Lúcia.

Dentro do Teatro os alunos de arquitetura do Unipam vão fazer uma releitura da azulejaria de Athos Bulcão. "Outra coisa importante é a passeata que vai acontecer na abertura do Balaio, de 16h às 17 horas, onde os estudantes das escolas vão visitar as exposições presentes no Balaio", finaliza Lúcia Tredezzini.

Os artistas interessados em expor seus trabalhos no Balaio de Arte e Cultura 2015 devem se inscrever no sitewww.balaioartecultura.com.br.

Fonte: Imprensa Balaio

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)