Balaio de Arte e Cultura em Patos de Minas chega ao fim e comemora o sucesso de público entre os participantes e artistas

Notícias | Cultura

10 Setembro, 2016

0

Balaio de Arte e Cultura em Patos de Minas chega ao fim e comemora o sucesso de público entre os participantes e artistas


Patos de Minas está de alma lavada; aliviada das dores, das tensões e das tristezas. Após uma semana de espetáculos que encheram os corações do público de liberdade, o Balaio encerra mais um ciclo e se prepara para renascer em uma nova fase. O sentimento dos organizadores, curadores e voluntários do evento é de dever cumprido: eles conseguiram transformar a nossa terra, na cidade da arte e da cultura! Ao longo do evento, não faltaram depoimentos emocionados sobre a mostra, quem acompanhou não se arrependeu.

O último dia de espetáculos – como nos demais – foi marcado pela genialidade dos artistas e do público, que deu um show de receptividade. Todos apreciavam o evento como se ele não tivesse fim, fazendo a arte se propagar para muito além do Balaio de Arte e Cultura, para muito além da Avenida Getúlio Vargas, nossa Avenida Liberdade.

Na tarde de quarta-feira foi realizado o Dia do Vizinho, uma forma de promover interação entre os moradores da Getúlio Vargas, conforme explicou o diretor do programa, Alysson Brener explica. “O dia do vizinho nasce com a proposta de celebrar essas relações, e todo dia é dia de pensar que, pra ter uma comunidade mais fraterna, é preciso conhecer e conviver com o vizinho e entender as diferenças e cultivar uma cultura de paz. O Balaio foi uma parceria muito bem vinda, é um evento que tem modificado a cultura de Patos de Minas e juntar o dia do vizinho com o Balaio, ainda mais com o tema liberdade, tem tudo haver com a valorização da relação da vizinhança”, finalizou.

No teatro Leão de Formosa, as tradições patenses foram veneradas e aplaudidas. E teve de tudo: Moçambique, Recomenda das Almas, Mutirão das Fiandeiras, Folia de Reis do Aragão e Orquestra São Gonçalo de Música Sertaneja.

No Palco Espetáculo, o Quarteto Nos4Nós emocionou os presentes. Bruna Alves, um das cantoras do grupo, falou sobre o sentimento de se apresentar no Balaio de Arte e Cultura 2016. “Apresentar no Balaio é uma oportunidade única, ainda mais por ser um espaço que poucas cidades têm”, afirmou. Empolgada, com sensação de dever cumprido, ela reforçou o que significou a noite para o quarteto, “A gente amou participar desse projeto e Nos4Nós é união”.

A cantora Lizandra levou o público a um estado êxtase no Palco Espetáculo. “Acompanhava ela na internet, mas nunca tinha ouvido assim ao vivo; foi demais”, disse o motoboy Carlos Eduardo. Essa foi a primeira vez que ele participou do Balaio, mas já deixou o seu recado: “Ano que vem não perco de jeito nenhum!”. Quem também chamou a atenção foi o cantor Luiz Salgado. Com um repertório inovador, o músico encantou.

O último show da noite ficou por conta da banda Piêit. A banda agitou a galera, naquele que foi o último show do grupo, que agora fará uma pausa nos trabalhos. “Azul”, último EP da banda, foi cantado em coro. A energia positiva contagiou a todos.

No final da noite, para encerrar o evento, a presidente da mostra, Regina Maria, anunciou o tema do próximo ano: “Avenida, Meu Amor”. “O tema foi escolhido para contar as histórias de amor que se delinearam no percorrer da Avenida, o coração da Cidade. Depois da liberdade, o amor pode ter sua expressão máxima. O zelo, o cuidado, a atenção serão nossa forma de devolver à cidade o sentimento de maior expressividade e identidade. A arte, a cultura ampliada e renovada para fazer dessa cidade a Cidade da Arte e Cultura”, afirmou Regina, com sentimento de realização.

E assim termina mais uma edição do Balaio e uma nova começa a ganhar forma. Os idealizadores da mostram agradeceram público e artistas que participaram do evento e esperam poder contar com a presença de todos no ano que vem. Até lá, a ficam as boas recordações da Avenida Liberdade e a ansiedade de ver um novo Balaio chegar.   

Fonte: Camila Gonçalves – Assessora de Imprensa do Balaio de Arte e Cultura 2016.
 
 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (45)

COMENTÁRIOS (0)