Banco de Leite da Maternidade de Patos de Minas se integra a campanha estadual de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano

Notícias | Saúde

21 Outubro, 2015

0

Banco de Leite da Maternidade de Patos de Minas se integra a campanha estadual de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano


O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle da Maternidade de Patos de Minas que, recentemente, foi novamente reconhecido pelo Programa Ibero-Americano de credenciamento de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro em excelência de serviços, está necessitando urgente de frascos de vidro para acondicionamento do leite arrecadado. O estoque de frascos da unidade para acondicionamento de novas doações está praticamente zerado. “Nós já estávamos nos mobilizando para realizar uma campanha com os nossos funcionários e com o público externo quando tomamos conhecimento da iniciativa do Governo do Estado em realizar uma ação que visa aumentar o estoque de frascos para armazenamento do leite na rede de bancos de leite da Paraíba”, afirma a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Patos (BLH), Joana Sabino.

Joana explica que os frascos utilizados como embalagem para leite humano devem ser de vidro e com tampa plástica rosqueável, de acordo com as recomendações da Anvisa e Fiocruz. “Os frascos, nestas especificações, são componentes fundamentais para armazenamento do leite coletado”, lembra Joana, lamentando que, atualmente, praticamente, só existe o frasco de café solúvel disponível no mercado com essas especificações e em condições de suportar o processo de pausterização a que os frascos são submetidos antes de serem utilizados. Segundo ela, a população pode deixar sua doação na sede do banco de leite, de segunda a sexta-feira, de 9h00 às 17h00, sem intervalo para almoço. “Um simples gesto pode ajudar um bebê que necessita de leite, mas não pode sugar o seio da mãe, definitivamente, salvar vidas”, reforça Joana.

A coordenadora do Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle, disse ainda que serão feitas ações em unidades educacionais, tais como escolas e faculdades, em locais de muito fluxo de pessoas, além de uma campanha interna na Maternidade de Patos, para chamar atenção para a importância da doação dos frascos e estimular a arrecadação dos recipientes. “Sem os frascos, não podemos acondicionar o leite. Eles são fundamentais para o nosso trabalho”, apela Joana. Os telefones do banco de Leite de Patos são: 3423-2157 e 3421-5252.

A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano conta, atualmente, com 27 equipamentos, sendo 21 postos de coleta e seis bancos de leite, entre eles o da Maternidade de Patos, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso. A Paraíba quase dobrou a coleta de leite materno nos últimos quatro anos, saindo de 4.734 litros de leite coletado, em 2010, para 7.200 litros coletado, em 2014. Dobrou, também, o número de bebês beneficiados com leite pasteurizado pelo banco. Em 2010, foram atendidos 5.029 receptores de leite, enquanto em 2014 mais de 11 mil crianças receberam o produto.

Fonte: News Comunicação

Fonte: Chrís Vieira

Chris Vieira

patos1@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)