Barragem em Lagoa Formosa atinge nível desejado e “ladrão” é construído para prevenir contra as enchentes do mês de Dezembro

Regionais | Lagoa Formosa

01 Dezembro, 2014

0

Barragem em Lagoa Formosa atinge nível desejado e “ladrão” é construído para prevenir contra as enchentes do mês de Dezembro


Surpreendentemente a barragem “Norida Vieira de Lima”, que foi construída para suprir a necessidade de água potável na cidade de Lagoa Formosa, atingiu seu nível desejado, antes da mesma completar 02 (dois) meses após a conclusão das obras. Nesta Segunda-Feira (01/12) a reportagem do Patos 1 notícias, esteve no local e constatou que a represa já está prestes a derramar águas pelo “ladrão” que foi construído ao lado da barragem para drenar o excesso de águas, tanto do córrego do Lavrado, como das enchentes que são comuns neste mês de Dezembro. A População de Lagoa Formosa está surpresa com o volume de águas no local. Os moradores da cidade fazem do local um ponto turístico. Eles ficam admirados com a rapidez que a represa acumulou as águas, mas a explicação é natural, tudo se deve aos 20 dias de chuvas torrenciais no Alto Paranaíba.

O reservatório servirá para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade. Com as chuvas torrenciais dos últimos dias surgiram alguns princípios de erosões no local e a prefeitura trabalhou para evitar que o fenômeno acontecesse no lugar. Segundo os responsáveis pela obra, a represa foi construída de acordo com cálculos de engenharia e a mesma não corre nenhum risco. A única preocupação foi com o “enchimento” da barragem que aconteceu antes de qualquer previsão lógica, mas tudo se deve às chuvas que caíram em abundância nas últimas duas semanas em Lagoa Formosa.

De acordo com informações do prefeito de Lagoa Formosa, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) e do secretário de Administração e Governo, Adão Ferreira de Lima, no aterro da represa foi usada uma lona chamada “Geomenbrana” para cobrir os barrancos do mesmo. A lona servirá para evitar a erosão. Adão explica que por se tratar de uma represa extensa, as ondas irão atingir o aterro da mesma em grande proporção e velocidade, por isso a preocupação. O popular “ladrão” como é conhecido o local por onde o excesso de água escorre quanda as represas atingem o nível máximo de águas também deverá receber uma camada de concreto para reforçar ainda mais o local.

A barragem tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A represa tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 mil litros de capitação de água por hora. A previsão é de que a barragem possa atingir o nível esperado de águas num período de aproximadamente 06 (seis), mas isso se as chuvas permanecer por um bom tempo no município de Lagoa Formosa. O córrego do “Lavrado” é o responsável pelo acúmulo de água no local. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (27)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)