Barragem em Lagoa Formosa começa a acumular águas e preocupação agora é evitar erosão
A barragem “Norida Vieira de Lima” construída para amenizar a falta d’água que Lagoa Formosa tem passado nos últimos meses começa "encher" e a preocupação agora é evitar possíveis erosões. A construção que iniciou no dia 14 de Maio teve suas obras finalizadas no mês de Outubro. O reservatório servirá para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade. Com as chuvas torrenciais dos últimos dias surgiram alguns princípios de erosões no local e a prefeitura trabalha para evitar que o fenômeno aconteça no lugar.
De acordo com informações do prefeito de Lagoa Formosa, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) e do secretário de Administração e Governo, Adão Ferreira de Lima, no aterro da represa está sendo usada uma lona chamada “Geomenbrana” para cobrir o mesmo. A lona servirá para evitar a erosão assim que a represa estiver cheia. Adão explica que por se tratar de uma represa extensa, as ondas irão atingir o aterro da mesma em grande proporção e velocidade, por isso a preocupação. A cobertura deverá atingir uma altura de 11 metros e será colocada gradativamente de acordo com as necessidades, ou seja, assim que as águas da represa forem aumentando.
O secretário explica que outra preocupação é com os “barracos” laterais por onde desce as águas das enxurradas. Ele conta que já está sendo providenciado o plantio de braquiária e braquiarão no lugar. A barragem tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A represa tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 litros de capitação de água por hora. A previsão é de que a barragem possa atingir o nível esperado de águas num período de aproximadamente 06 (seis), mas isso se as chuvas permanecer por um bom tempo no município de Lagoa Formosa. O córrego do “Lavrado” será o responsável pelo acúmulo de água no local.
Fonte: Vanderlei Gontijo