Bispo da cidade de Patos de Minas explica o verdadeiro significado da Quarta-Feira de cinzas

Notícias | Mundo

16 Fevereiro, 2015

0

Bispo da cidade de Patos de Minas explica o verdadeiro significado da Quarta-Feira de cinzas


A quarta-feira de Cinzas é o dia que, para a Igreja Católica, marca o início da Quaresma. É um dia de jejum e abstinência depois do carnaval.  A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal. Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Por que a Igreja chama este dia de quarta-feira de Cinzas?

A explicação é do Bispo de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm. De acordo com o religioso, o início da Quaresma cai sempre numa quarta-feira, e se diz ‘quarta-feira de Cinzas’ por que os cristãos são chamados a se reunirem nas comunidades, e a igreja faz o rito de colocar as cinzas sobre a cabeça [dos fiéis] dizendo: ‘convertei-vos e crede no evangelho’, para mostrar o caminho que o cristão deve seguir no período da Quaresma.

Dom Cláudio Nori Sturm explica ainda que a quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência, e também de sacrifícios. Neste período, a Igreja no Brasil celebra também o Ano Jubilar, com o objetivo de despertar a solidariedade de seus fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira.

A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo referentes ao pouso do inverno e do posterior renascimento primaveril da terra, no hemisfério norte.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)