Boletim epidemiológico mostra Lagoa Formosa com aumento no número de casos de COVID-19

Notícias | Saúde

26 Janeiro, 2021

0

Boletim epidemiológico mostra Lagoa Formosa com aumento no número de casos de COVID-19


O número de casos de COVID-19 voltou a aumentar em Lagoa Formosa. Atualmente a cidade está com 63 pessoas contaminadas, recuperando em casa, e duas internadas em UTI’s em Patos de Minas, somando um total de 65 casos positivos. O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde e divulgado pela página da Prefeitura Municipal mostra que, até o momento 627 pessoas já foram tratadas e recuperadas, sendo ainda que, 717 contraíram o vírus e destas 16 pessoas morreram e 9 óbitos estão sendo investigados.

Segundo levantamentos, o crescimento no número de casos positivos da doença em Lagoa Formosa deve-se parcialmente, ao abandono do isolamento social. Outra preocupação é que com a chegada do verão, centenas de moradores estão procurando outros estados, principalmente aqueles com cidades litorâneas, para passarem períodos de férias. Com isso, há casos de algumas pessoas que estão voltando já contaminadas com o vírus da COVID-19.

CENTRO DE ATENDIMENTO A COVID-19

Preocupada com a situação, a Secretaria de Saúde do município reativou o Centro de Atendimento a COVID-19. O local voltou com os atendimentos nesta segunda-feira (25/01).  A princípio, os trabalhos serão realizados de segunda a sexta-feira de 07h00 as 19h00 horas, podendo ter o horário ampliado. No estabelecimento serão oferecidos serviços de enfermagem, consultas médicas, coleta de exames laboratoriais, sala de emergência, medicação, observação e testagem (conforme protocolo do Ministério da Saúde).

Em primeiro momento o paciente passará por uma consulta médica, onde na certeza de não ser um caso suspeito ele receberá orientação. No entanto, se for um caso suspeito de COVID-19, será notificado e encaminhado à Vigilância Sanitária, sendo acompanhado por tele atendimento conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Será agendada a coleta de exame, de acordo com os dias de sintomas. Se o resultado der negativo, o caso será analisado pela equipe médica. E se der positivo, o paciente será monitorado pela equipe de enfrentamento recebendo todos os cuidados e medidas necessárias.

Os casos que necessitarem de internações clínicas serão direcionados ao Hospital Municipal “Dr. Bininho”. E os casos graves serão cadastrados no SUS Fácil para transferência para Patos de Minas e/ou São Gotardo que possuem leitos de UTI.

O Centro de Atendimento a COVID-19 fica situado na Rua Professora Afra da Fonseca, n° 174, (anexo a Secretaria Municipal de Saúde). Telefone de contato: (34) 99636 4456.

Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: Secretária de Saúde

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)