Caderneta de Poupança: Patos de Minas tem a maior porcentagem de poupadores da região

Notícias | Economia

25 Julho, 2017

0

Caderneta de Poupança: Patos de Minas tem a maior porcentagem de poupadores da região


A poupança, também conhecida por caderneta de poupança, é uma aplicação financeira instituída em 1861 por D. Pedro I, com o objetivo de realizar aplicações financeiras para as pessoas de baixa renda, onde o governo garantia uma remuneração de 6% ao ano. Considerando essa característica, percebe-se que essa opção de rentabilidade não sofreu muitas alterações até hoje, ela ainda continua sendo uma aplicação de valores não tão expressivos.

Por ser uma das opções financeiras de menor risco, o brasileiro acabou considerando a poupança uma escolha padrão para todas as demais, devido a esses mais de 150 anos de atuação sem oferecer sequer algum tipo de risco para o usuário, e com um retorno muito próximo da inflação.

De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal de Patos de Patos de Minas, Domingos Sávio, ao menos 30% da população de Patos de Minas utiliza a caderneta, número considerado alto pois, diante de todas as cidades de médio porte da região, Patos se apresenta como a mais poupadora, "Normalmente, em tempos de crise, as pessoas gastam menos e poupam mais, sendo que, a poupança não tem valores expressivos individuais.", completa o gerente.

O especialista em economia, Cícero Cambraia, afirma que, diante do atual cenário econômico, toda família deve entender que é importante guardar recursos, no caso da poupança, ele recomenda que pelo menos 5% a 10% da renda familiar seja poupado mensalmente, porém, de acordo com a atual conjuntura, essa meta pode se tornar um pouco complicada. Diante disso, o economista afirma que fazer contas, tendo como referência gastos do ano todo, seria mais interessante que contabilizar apenas os gastos mensais, o que torna menos complicado a realização de todo o planejamento.

Fonte: Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)