Caixa e Whatsapp fecham parceria para envio de mensagens sobre auxílio
Banco enviará 500 milhões de mensagens gratuitas a beneficiários
Nos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre
datas de depósito, de pagamento e de saque no celular. A Caixa Econômica Federal e o WhatsApp
fecharam parceria, inédita no mundo, para o envio de mensagens sobre o
benefício.
Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a
enviar as informações sobre o auxílio emergencial. Segundo o presidente do
banco, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser
enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do benefício.
Receberão
os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no
aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar
o recebimento dos avisos. Serão enviadas mensagens sobre o calendário de
crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em
dinheiro e demais informações e comunicados.
Segundo Guimarães, o uso do WhatsApp para enviar
avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas
vezes sem acesso à internet. Essas pessoas, destacou o presidente da Caixa, não
têm condições de entrar no site para tirarem dúvidas e fazerem consultas.
“Muitas
das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes,
que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de
ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a
Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”,
explicou Guimarães.
A parceria foi anunciada em transmissão ao vivo na
internet na presença do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no
Facebook Brasil, Dario Durigan. Segundo ele, o aplicativo está à disposição
para colaborar com o banco no envio das informações gratuitas. “Num momento tão delicado como
esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados
sobre o auxílio”, destacou.
Durigan ressaltou que as mensagens serão enviadas de
uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp, e pediu que os usuários
fiquem atentos para evitarem cair em golpes. “Não
haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o
auxílio serão enviadas”, disse o diretor do aplicativo.
Fonte: Agência Brasil