Câmara dos vereadores de Lagoa Formosa recebe professores em greve contra a Reforma da Previdência
A Câmara dos Vereadores de Lagoa Formosa recebeu na noite desta terça-feira (21/03) durante a 10ª reunião ordinária, os professores grevistas das escolas estaduais Coronel Cristiano e Nossa Senhora da Piedade. Os educadores ocuparam o plenário para pedir apoio dos vereadores lagoenses no repúdio á proposta de emenda da constituição PEC 287/2016 da Reforma da Previdência, que foi apresentada pelo governo federal e deve começar a ser votada nos próximos dias. O ato foi mais uma forma encontrada pelos professores para demostrar toda sua insatisfação contra PEC que pode estabelecer idade mínima de 65 anos para aposentadoria, eliminando a concessão do benefício por tempo de serviço.
Durante aproximadamente 10 minutos, o representante da classe, professor Thiago Brás, usou a tribuna livre para explicar aos vereadores o motivo da grave e quais os objetos que os educadores esperam alcançar com a paralisação. Ele disse que mais de 1.500 alunos de Lagoa Formosa estão sem assistir aulas, mas que os estudantes não ficarão prejudicados, sendo que as aulas serão repostas de forma que for viável de acordo com a forma que melhor couber em paralelo com o calendário escolar 2017. Para Thiago a greve se fez necessária para que os deputados federais e o governo Temer possam notar que os professores são totalmente contrários á PEC 287, porque não há condições de um trabalhador da educação lecionar com saúde por 49 anos.
Thiago confirmou que pela proposta apresentada, um professor só conseguirá sua aposentadoria com aproximadamente 70 anos de idade, o que se torna desumano para uma profissão que exige o máximo de concentração e esforço tanto psicológico quanto físico. Ele lembrou que a reforma fere a constituição do país e que é inaceitável a aprovação da PEC 287, tanto para a classe dos educadores como para trabalhadores de outros setores que necessitam se aposentar por tempo de serviço. O educador citou nomes de alguns deputados que foram eleitos com a ajuda de votos dos eleitores da cidade e pediu aos vereadores que entrem em contato com eles para pedir que a PEC não seja aprovada. Thiago falou que greve não é a melhor forma de conduzir as coisas, mas que se fez necessário para lutar pelos direitos dos trabalhos de Lagoa Formosa.
Já os vereadores se posicionaram a favor dos professores grevistas e manifestaram total apoio aos mestres da educação. Eles aceitaram a indicação do professor que sugeriu uma nota de repúdio á reforma da previdência, especialmente a PEC 287. O vereador Fabiano Magalhães falou á classe como professor, cargo que ele também exerce. Ele disse que é impossível um educador conseguir chegar aos 75 anos de idade lecionando e com qualidade. Segundo ele o profissional não possui condições adequadas para ficar na ativa até essa idade, pois teria muitas dificuldades, entre elas problemas nas cordas vocais, ombros e várias outras partes do corpo. Todos os outros vereadores também deram sua posição sobre a PEC 287 e também manifestaram seu repúdio á reforma através de nota, que deverá ser enviada de alguma forma aos deputados federais que tem vínculo com a cidade de Lagoa Formosa.
Fonte: Vanderlei Gontijo