Caminhada cívica e cultural em Lagoa Formosa comemora o Dia da Independência do Brasil

Regionais | Cultura

09 Setembro, 2017

0

Caminhada cívica e cultural em Lagoa Formosa comemora o Dia da Independência do Brasil


A cidade de Lagoa Formosa realizou na tarde da última Quinta-Feira (07/09) a 11ª caminhada cívica, militar e cultural em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Neste ano de 2017, o evento teve início na Praça da Prefeitura e terminou na Praça da Matriz. A caminhada contou com a participação de um grande público que prestigiou o ato. O desfile teve início às 15h30 e grande parte os lagoenses deixaram suas residências para assistirem às apresentações. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entidades assistenciais, escolas municipais e estaduais da cidade e a fanfarra de Guimarânia foram alguns dos órgãos que estiveram presentes na comemoração. 

 

De acordo com informações da secretária de Educação e Cultura, Ilma Aparecida Marques, a caminhada é uma maneira informal de mostrar respeito à pátria. Muitos ficaram emocionados com a qualidade das apresentações, a sensibilidade e a capacidade das escolas e agremiações em suas demonstrações. A 11º Caminhada Cívica e Cultural começou com os projetos Bombeiro Mirim e Proerd da Polícia Militar. Seguiu com a participação das escolas de Lagoa Formosa, com direito a carros alegóricos e fanfarras, grupos de dança, diversos projetos sociais, entre eles, o do karatê e a capoeira que são desenvolvidos pelo CRAS. Também estiveram presentes os alunos da escolinha do Cruzeiro, o Terno de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, que apresentou sua dança alegre e de tradição cultural.

 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do país, durante o processo da Inconfidência Mineira. A Independência do Brasil, comemorada em 07 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos da nação.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (102)

COMENTÁRIOS (0)