Campanha de vacinação anti-rábica do ano de 2017 em Lagoa Formosa começa nesta terça (11/07)

Regionais | Saúde

10 Julho, 2017

0

Campanha de vacinação anti-rábica do ano de 2017 em Lagoa Formosa começa nesta terça (11/07)


A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na cidade de Lagoa Formosa no ano de 2017, começa terça-feira (11/07) e acontece até o dia 20 de julho. Devem ser vacinados todos os animais, sendo que a dose é única. Na cidade a Secretária de Saúde irá percorrer todos os bairros com a intenção de vacinar o maior número possível de animais. A meta é que sejam vacinados mais de 05 (cinco) mil cães e gatos. Equipes da secretaria também deverão percorrer a zona rural do município levando a vacina anti-rábica, entre os dias 21 de julho à 05 de setembro.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, as equipes de vacinação terão endereços fixos nos bairros, onde permanecem nas ruas por um período aguardando os proprietários dos animais levarem os mesmos até o local para receberem a dose da vacina. O horário de permanência em cada bairro é de 08h00 as 16h50. Nesta terça (11) os cães podem ser vacinados no centro e no Bairro Ginásio. Na quarta (12) no centro e Bairro Santa Cruz. as equipes de vacinação estarão nos Bairros Bela Vista, Jardim Botânico e Bom Retiro. Já na quinta (13) Bairro Planalto e Nossa Senhora do Rosário. Na sexta (14) Bairros Cidade Nova, Ginásio e Babilônia.

A vacinação continua na segunda-feira (17/07) nos Bairros Bela Vista, Jardim Botânico e Bom Retiro. No dia 18, terça-feira, a equipe da secretaria da secretaria de saúde estará no Bairro Novo Horizonte. E por último na quarta-feira (19) as vacinas serão aplicados nos cães e gatos, nos no Centro e no Bairro Santa Cruz. No perímetro urbano a vacinação ainda acontece na quinta-feira (20) no Canil Municipal. Já na zona rural mais de 50 localidades estarão sendo percorridas pelas equipes de vacinação, entre elas, os Distritos de Monjolinho e Limeira.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS (0)