Campanha de vacinação contra febre aftosa é encerrada em Patos de Minas

Notícias | Economia

05 Junho, 2013

0

Campanha de vacinação contra febre aftosa é encerrada em Patos de Minas


A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2013 foi oficialmente encerrada nesta Sexta-Feira (31/05) em Patos de Minas. Os procedimentos foram adotados em função da continuidade da situação de emergência em decorrência da seca sobre parte significativa dos municípios patenses, considerando ainda o parecer do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que facultou aos estados ajustar o calendário de vacinação nos municípios atingidos pela seca. 
 
Vale ressaltar que a critério da Adab, observando cada caso, a vacinação poderá ser assistida ou compulsória. Além disso, a fiscalização dos produtores inadimplentes será intensificada. A expectativa é imunizar 100% os animais. No ato de declaração, além dos animais vacinados, o produtor deverá informar o rebanho existente na faixa etária acima de 24 meses que está dispensada da vacinação nesta etapa e as demais espécies existentes na propriedade.
 
Como comprar a vacina contra Febre Aftosa?
 
Todo produtor cadastrado no IMA recebe a "Carta Aviso de Vacinação" que deve ser apresentada no estabelecimento comercial no momento da compra da vacina. Caso não receba, pode solicitar o documento nos escritórios do IMA ou enviando e-mail para ima@ima.mg.gov.br com as informações: nome do produtor; nome da propriedade; código do produtor e código da propriedade e endereço para correspondência.
 
 Como declarar a vacinação dos animais?
 
Depois de vacinar os animais, o produtor tem, obrigatoriamente, de comunicar a vacinação no IMA apresentando  nota fiscal da compra da vacina e a “Carta Aviso de Vacinação” preenchida com o número de bovinos e/ou bubalinos existentes e os vacinados, por idade e por sexo.
 
Deve fazer a declaração do primeiro ao último dia do mês de maio em qualquer escritório do IMA. Depois desse período, até 10 de junho, somente no escritório do IMA que atende ao município onde está localizada a propriedade rural. Após essa data o produtor fica sujeito a multas.
 
Fotos: Divulgação

Fonte: Weslley Raphael




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)