Candidatas que tiveram zero voto nas eleições municipais estão sendo investigadas por fraude pelo Ministério Público

Notícias | Política

07 Dezembro, 2016

0

Candidatas que tiveram zero voto nas eleições municipais estão sendo investigadas por fraude pelo Ministério Público


O Ministério Público está investigando se a participação de mulheres nas eleições municipais deste ano teve como objetivo burlar a legislação eleitoral. Seis casos de candidatas de Patos de Minas e de outras cidades da região que não tiveram sequer o próprio voto, estão sendo analisados.

Os partidos políticos e as coligações só podem registrar as candidaturas se apresentarem para a Justiça, 30% de mulheres nas chapas. Do contrário, ficam fora do pleito eleitoral. Apesar de todos apresentarem o que exige a legislação, as candidatas não podem constar no processo apenas para cumprir a lei, estas mulheres tem que ter feito as devidas campanhas para evitar a possibilidade  fraudes.

Segundo a Promotora Vanessa Dosualdo, foram identificados pelo menos seis casos, em que candidatas obtiveram zero voto nas últimas eleições municipais. Três candidatas são de Lagoa Formosa, duas de Patos de Minas e uma candida da cidade de Varjão de Minas. Ainda de acordo a Promotora, o procedimento já foi instaurado e foram colhidas todas as informações necessárias, inclusive as prestações de contas que estão zeradas, ou seja, não foram impressos sequer materiais de campanha.

As candidatas já foram ouvidas na semana passada pelo Ministério Público e agora a investigação segue para a parte final, quando são avaliadas as justificativas apresentadas, para determinar se houve ou não fraude.  Caso se comprove, tanto as candidatas quanto os partidos e candidatos eleitos, podem ser punidos pela lei, sujeitos a serem penalizados com multas, inelegibilidade e crime de falsidade eleitoral.

Matéria:odair Cardoso/Fonte:Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)