Cão ataca Tucano que se alimentava com abacate em quintal na cidade de Lagoa Formosa e moradora salva ave
Uma moradora de Lagoa Formosa salvou da morte um tucano que se alimentava com abacate em um quintal na residência onde ela mora. O fato aconteceu no final da tarde desta Quinta-Feira (21/04), na Rua Eurípedes Ribeiro, no centro da cidade, quando a ave se encontrava no chão alimentando com a fruta, no momento em que foi atacada e mordida por uma cadela. A própria moradora da casa conseguiu salvar o animal, após segurar a cachorra. Mas pelos ferimentos causados pelas mordidas, o tucano não conseguiu mais voar.
A jovem pegou o animal e colocou dentro de um dos cômodos do imóvel. Nesta manhã de Sexta-Feira (22/04) ela acionou a reportagem do Portal de Notícias Patos 1 que entrou em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente, mas a corporação não dispunha de nenhuma viatura no momento para recolher a ave, mas disse que assim que possível disponibilizará uma equipe de militares para buscar o animal. Ele deverá ser levado até um veterinário para fazer um diagnóstico de seu estado de saúde e posteriormente solto em seu habitat natural.
Os tucanos são aves que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de comerem frutas, necessitam de um nível proteico na dieta, o qual alcança caçando alguns insetos. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
Fonte: Vanderlei Gontijo