Capitão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas recebe comissão de vereadores para discutir prevenção de incêndios em casas de shows e boates
O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer formada pelos vereadors, Ditinho, Edimê Avelar e Lindomar Tavares, juntamente com os órgãos de imprensa em geral, estiveram presentes em uma reunião com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Caixeta para tratar de assunto referente a prevenção de incêndios nas casas de shows e locais que se aglomeram grande números de pessoas em Patos de Minas e região do Alto Paranaíba. A reunião aconteceu na tarde desta Sexta-Feira (01/02) na sede dos bombeiros no Bairro Jardim Paulistano.
O fato envolvendo a segurança em casas de shows e boates ganhou espaço na mídia depois da tragédia que aconteceu em uma casa de shows na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O fato deixou aproximadamente 250 pessoas mortas e dezenas de feridas. Vários questionamentos foram levados para o local e algumas sugestões foram expostas pelo capitão do Corpo de Bombeiros, como por exemplo a instalação de catraca eletrônica nas boates, sendo que isso facilitaria para os bombeiros no momento de fiscalizar e saber quantas pessoas estariam dentro dos estabelecimentos para evitar a super lotação dos locais.
Para o capitão Caixeta, enquanto os bombeiros não tiverem uma solução para controlar o número de pessoas que estão dentro das casas de shows e boates a fiscalização fica comprometida. Ele informou que o permitido é a quantidade de duas pessoas por metro quadrado de construção. O capitão disse que o maior problema quando acontece um foco de incêndio em casas de shows é o pânico. O Comandante citou o exemplo da tragédia no Rio Grande do Sul, sendo que poucas pessoas morreram queimados, o restante morreu pisoteadas ou asfixiadas pela fumaça do local.
O capitão ressalta também que as Prefeituras Municipais podem auxiliar o Corpo de Bombeiros, sendo que no momento de emitir os alvarás de funcionamento o órgão faz apenas uma vistoria prévia. Para ele os bombeiros precisam ser consultados sobre a liberação ou não do local para funcionamento, principalmente se tratando de casa de shows e boates. Geralmente os estabelecimentos possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), mas nem sempre este está de acordo com as normas de funcionamento.
Caixeta ressaltou que irá começar uma vistoria minuciosa nas casas de shows e bailes da região em poucos dias, mas com a presença de um represente do Ministério Público. O capitão disse que o primeiro procedimento para quem cometer infração é a notificação, se prevalecer é aplicado multa e até mesmo o fechamento do estabelecimento. A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer formada pelos vereadores, Ditinho, Edimê Avelar e Lindomar Tavares, também se comprometeu a lutar para que algo seja feito no sentido de criar uma lei que possa ajudar a salvar vidas no caso de incêndio ou qualquer tipo de pânico em geral, nos locais de grande aglomerações de pessoas.
Fonte: Matéria e fotos: Vanderlei Gontijo