Capivara é capturada dentro de residência no Bairro Novo Horizonte na cidade de Lagoa Formosa e solta em seu habitat natural
Uma cena cada vez mais comum de se ver é animais silvestres serem encontrados tentando se abrigar em casas, ou mesmo desorientados vagando pelas ruas das cidades. Nesta manhã de Segunda-Feira (11/01) a Polícia Militar de Lagoa Formosa foi solicitada por moradores do Bairro Novo Horizonte para registrar uma ocorrência atípica. Uma Capivara havia sido “acuada” por cães e se escondeu dentro de um imóvel na tentativa de se proteger. Os militares então acionaram o veículo do canil da cidade, que oferece melhores condições de captura e pegaram o animal.
De acordo com informações, a capivara estava sozinha e possivelmente havia se desprendido de outros animais de sua espécie e foi caminhando até parar dentro da cidade. A Polícia Militar Ambiental foi comunicada e esteve em Lagoa Formosa. Em seguida a capivara foi levada até uma área de preservação ambiental e solta em seu habitat natural, sé é que pode se dizer que esse habitat ainda existe.
A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Alguns autores consideram que deva ser classificada em uma família própria. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm na altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente no focinho apesar do dimorfismo sexual não ser aparente.
Fonte: Vanderlei Gontijo