Carmo do Paranaíba – Nuvem de poeira na colheita de café incomoda e preocupa moradores do Bairro Bela Vista

Problema pode ter agravado já que o clima no município tem permanecido bastante seco e com umidade abaixo das consideradas ideais

Notícias | Gerais

20 Julho, 2024

0

Carmo do Paranaíba – Nuvem de poeira na colheita de café incomoda e preocupa moradores do Bairro Bela Vista


Nos últimos dias os moradores do bairro Bela Vista, em Carmo do Paranaíba, vêm testemunhando uma densa nuvem de poeira que toma conta do local devido à colheita de café. A prática, realizada com uma máquina apelidada de “varre-tudo”, gerou preocupações sérias entre os residentes locais.

Marciley Castro, uma das moradoras do bairro, relatou que sua filha de 13 anos desenvolveu alergias e problemas respiratórios como resultado direto da poeira liberada na atmosfera durante a colheita. Outros moradores também têm enfrentado problemas de saúde, atribuídos supostamente à mistura de terra e veneno utilizada na plantação, que é dispersada pela máquina durante o processo.

Vizinha de Marciley, Vania Maria também expressa preocupação destacando que diversos moradores locais estão sofrendo com os impactos dessa prática agrícola. “Esse método de colheita é proibido pela legislação municipal devido aos riscos à saúde pública, especialmente para crianças e pessoas com doenças respiratórias”, informou.

As moradoras do bairro registraram um Boletim de Ocorrência na manhã de ontem (19) com a intenção de solicitar a intervenção dos órgãos competentes a fim de impedir futuras práticas semelhantes na região. “Não é a primeira vez que o método é utilizado, mas nos últimos dias a intensidade da poeira e dos impactos na saúde dos moradores locais se tornou insustentável”, disse Marciley.

O problema pode ter agravado já que o clima no município tem permanecido bastante seco e com umidade abaixo das consideradas ideais.

Este caso destaca não apenas questões ambientais e de saúde pública, mas também levanta a necessidade urgente de fiscalização e regulamentação eficazes para proteger a comunidade contra práticas que possam comprometer a qualidade de vida dos residentes locais.


Por Fernando Alvim em parceria com DJ Claudinho / WebTV Liberal FM

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)