Carmo do Paranaíba: presos em liberdade condicional não cumprem regras
Um levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais, semelhante a Operação Colheita, feita em Patos de Minas, mostra que condenados em liberdade condicional no município de Carmo do Paranaíba não respeitam as regras do benefício. Os dados foram divulgados, nessa quarta-feira (08/06).
Dos 38 recuperandos fiscalizados pelos investigadores, apenas oito cumpriam as regras estabelecidas pela Justiça. Do total, 79% deles descumpriram as regras. Sendo 50% por sair de casa, após às 21h, 40% por cometerem delitos, 6% por consumir bebida alcoolica e 4% por se mudar sem avisar previamente a Justiça. segundo as informações, muitos condenados por homicídio, tráfico de drogas e roubo estão usando a liberdade para continuar com a prática dos crimes.
As fiscalizações são realizadas constantemente, ao longo do prazo de execução da pena, e incluem pesquisas por ocorrências policiais, visitas às residências e entrevistas com familiares e vizinhos. Entre as regras impostas aos apenados, estão: comprovar, em 30 dias, ocupação lícita; prestar contas mensalmente ao Judiciário das atividades e comprovar o trabalho; não sair de casa a partir da 21h; comunicar ao Judiciário mudança de endereço; não se ausentar da sede da Comarca sem prévia autorização do Judiciário; não consumir bebida alcoólica em bares; não praticar crimes ou contravenção e pagar as custas do processo a que foi condenado, no prazo de 90 dias, após a saída da unidade prisional, se não amparado pela lei nº 1060/50. Os resultados das fiscalizações serão encaminhados para a apreciação do Poder Judiciário.
Fonte:patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo