Carreiros realizam há 100 anos carreata com carros de bois de Presidente Olegário ao Santuário de Andrequicé

Regionais | Cultura

12 Agosto, 2017

0

Carreiros realizam há 100 anos carreata com carros de bois de Presidente Olegário ao Santuário de Andrequicé


A tradicional Carreata com carros de bois, realizada de Presidente Olegário com destino ao Santuário de Andrequice, teve início na manhã da última quarta-feira (09/08). Os carreiros se concentraram no Parque de Exposições de Presidente Olegário e saíram em direção ao Distrito por volta das 09h00. O evento é realizado no município há mais de 100 anos. Dezessete carros de bois participam deste evento, serão três dias de viagem, com muita animação, proza, poeira e é claro muita fé em Nossa Senhora da Abadia. Todos os anos, carreiros e candeeiros percorrem mais de 50 quilômetros em seus carros de bois, mantendo viva uma tradição centenária.

No primeiro dia de viagem os carreiros percorrem aproximadamente 20 quilômetros, onde pernoitam às margens do Rio da Prata. Na quinta-feira, segundo dia de viagem, eles percorrem outros 20 quilômetros. Apesar do sol forte e da poeira, a animação e fé fica estampada nos rostos de cada participante, e não falta o companheirismo. Já durante a noite de quinta (11), o pouso acontece ás margem do Rio da Prata, desta vez foi em um belíssimo local chamado “Balsamo”, onde fazem a travessia do rio no dia seguinte.

Durante a parada para o descanso noturno, os carreiros e candeeiros aproveitam para alimentar seus animais. Na sexta-feira (11) ultimo dia de viagem os carreiros percorrem os últimos quilômetros, com muita fé em Nossa Senhora da Abadia, e é claro já com saudade da aventura que chega ao fim, mas sem deixar de fazer planos para o próximo ano. O jornalista Hamilton Amorim e o cinegrafista André Mendonça estão acompanhando a carreata e documentando tudo em vídeo e fotos, que serão usados como documentário para o PO Notícias e Casa da Cultura de Presidente Olegário.

O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas. Introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino. O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país.

Fotos: Hamilton Amorim

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS (0)