Casa de idosa conhecida que era usada para consumo e tráfico de drogas em Lagoa Formosa é demolida
Depois de muita insistência da população, da prefeitura de Lagoa Formosa e Assistência Social, o Ministério Público liberou e uma residência que há anos estava sendo usada para consumo e tráfico de drogas na cidade foi demolida. A casa que ficava situada na Rua Tião Fonseca, no Bairro Planalto, foi jogada ao chão por uma retroescavadeira da prefeitura às 18h00 desta Terça-Feira (14/10). Centenas de pessoas acompanharam a ação que teve duração de aproximadamente 10 minutos. A moradora do local, uma idosa que teria nascido no ano de 1918, portanto, teria 96 anos, foi encaminhada para a casa de repouso onde passa por cuidados clínicos, devido a sua saúde debilitada provocada pelas péssimas condições humanas em que a mesma vivia no local. O Portal de Notícias Patos divulgou com exclusividade no ano de 2013, o estado em que se encontrava as dependências do imóvel, o que chamou a atenção das autoridades civis e militares.
De acordo com informações do Secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Adão Ferreira de Lima, a ação teve vários objetivos, entre eles, evitar que a casa viesse a cair em cima dos moradores do local, inclusive a própria idosa de 96 anos. “Um laudo do Corpo de Bombeiros condenou a construção que apresentava rachaduras em todos os cômodos”, concluiu o secretário. O Ministério Público também se manifestou favorável à ação. Uma neta da idosa que morava no local assinou um documento permitindo que o imóvel fosse demolido e a partir daí a prefeitura providenciou todos os documentos necessários para que a ação fosse concretizada. A casa estava cheia de lixo deixado pelos usuários e comerciantes de drogas que usavam o lugar para venderem e usarem seus produtos. Mas mesmo assim voluntários retiraram grande parte dos pertences da idosa que estava dentro do imóvel e colocaram na calçada até um veículo pudesse retirar os objetos do local.
A idosa que residia na casa, que segundo seus documentos pessoais nasceu no ano de 1918, e hoje estaria de acordo com os mesmos, com 96 anos de idade, é suspeita ter associado aos traficantes de drogas em sua residência. M.V.J, que teria nascido no dia 04/12/1918, já foi autuada várias vezes nos últimos dois anos, acusada de vender maconha, cocaína e crack, em sua residência. No dia 02 de Novembro de 2013, ela foi encaminhada para a delegacia acusada de estar comercializando drogas. Os moradores do bairro e da região central da cidade estavam preocupados e assustados, com a onda de furtos nas imediações da casa da vovó de 96 anos. Segundo a PM a maioria dos furtos que tem acontecido na cidade de Lagoa Formosa tem relação com o local.
Os criminosos após cometerem furtos em residências, comércios e transeuntes, se deslocavam para a casa, onde compravam e usavam drogas livremente. A Polícia Militar ressalta ainda que sempre que aconteciam furtos na cidade, a casa da “vovó do pó” era um dos primeiros lugares que os policiais costumavam ir para procurar os produtos furtados. Os militares relatam que na maioria das vezes os autores e mercadorias eram encontrados no local. O Portal de Notícias Patos 1 teve acesso com exclusividade a um vídeo feito por um cinegrafista amador durante uma batida policial na casa da “vovó do pó”. Nas imagens é possível ver a idosa dialogando com outra pessoa que possivelmente seria um militar. A idosa atualmente se encontra em recuperação de sua saúde na Casa de Repouso da cidade de Lagoa Formosa.
Fonte: Vanderlei Gontijo