Casa de Promoção Humana de Patos de Minas que abriga temporariamente pessoas sem moradia necessita de doações diversas
A Casa de Promoção Humana de Patos de Minas (CPH), situada na rua Verador João Pacheco, 362, Bairro Várzea, desde sua fundação no ano 1994 sobrevive com recursos próprios e com muitas dificuldades. Nos últimos dias o Coordenador da casa, Júlio Cesar de Alcântara, teve uma iniciativa que tem ajudado a manter o local funcionando. Ele procurou os órgãos de comunicação de Patos de Minas e começou uma campanha para receber doações em geral.
De acordo com o coordenador, que há pouco mais de um mês se tornou funcionário Público e atualmente recebe para cuidar do projeto, o local está necessitando de todo tipo de doações, desde de utensílios domésticos até beliches, mas doações em geral podem ser levadas até o local. Ele disse que a casa recebe diariamente 30 pessoas, vindas de lugares diversos para se alimentarem e tomar banhos. As pessoas que procuram a casa em sua maioria são moradores de rua, usuários de drogas e álcool, pessoas que chegam em Patos de Minas vindo de outras cidades e outras que são encaminhadas para a casa através de assistência social.
No local existem três moradores fixos, que pagam uma contribuição para ajudar na alimentação e outras despesas da casa. Um deles é natural de matutina e chegou no local há poucos dias, mas se diz feliz por ter encontrado um local para morar e ter um lar, mesmo tendo que dividir o local com dezenas de outras pessoas que precisam de apoio todos os dias. Os Outros dois já moram na casa a mais tempo e também estão satisfeitos com o apoio recebido dos coordenadores da Casa de Promoção Humana.
João Nelsir, 58 anos, que sofre de leucemia, disse que chegou na casa de apoio na última Sexta-Feira (03/05) levado por uma assistente social. Ele disse que está em Patos de Minas há poucas semanas e que sem rumo estava dormindo na rua. O homem é dependente de alcool desde os 20 anos e tenta sair do vício para cuidar melhor de sua saúde. João é de Salinas de Minas, mas mudou para o Mato Grosso aos 11 anos, sendo que depois que descobriu a doença foi obrigado a vender sua propriedade rural para fazer tratamento.
Doente e sem forças ele resolveu procurar alguns parentes em Salinas, mas chegando ao local teve a notícia que alguns já havaim falecido. Desde então ele que é aposentado resolveu morar na rua e acabou vindo parar em Patos de Minas. A doença de João tirou dele as condições de trabalhar e o mesmo sem parentes e amigos se viu obrigado a morar nas ruas. Ele foi amasiado e tem uma filha de 23 anos que mora no Paraguai, mas perdeu contato a mesma há vários anos. De agora em diante ele pretende ficar na casa e cuidar melhor de sua saúde.
Quem tiver interesse em ajduar a casa de Promoção Humana de Patos de Minas, deve encaminhar as doações para a Rua Vereador João Pacheco, 362, Bairro Várzea. Todas as doações são recebidas, mas no momento o principal seria materiais de hegiene e limpeza, produtos da cesta básica em geral, utensílios domésticos e beliches. O coordenador da casa ressalta que qualquer pessoa que for flagrada fazendo uso de bebida alcoólica ou drogas no local, além de ser expulso imediatamente, a Polícia Militar também é chamada para registrar o Boletim de ocorrência.
Fonte: Vanderlei Gontijo