Casal do estado da Bahia que reside em Lagoa Formosa maltrata filhos são presos e crianças vão para abrigo
Uma cena de descaso de pais para com os filhos tem chamado à atenção de autoridades de todas as regiões do Brasil. pais que não se preocupam com suas crianças e ainda maltratam os mesmos, tem se tornado comum até mesmo nas pequenas cidades. Para confirmar esta triste estatística, na última Sexta-Feira (20/12) um casal do estado da Bahia, morador da cidade de Lagoa Formosa, foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia em Patos de Minas, acusados de maus tratos e agressões físicas contra seus filhos de 13 e 05 anos de idade. O fato deixou os habitantes e autoridades do lugar revoltados, principalmente, pelo fato da história já ter se repetido outras vezes com o mesmo casal. Os menores que haviam saído de um abrigo em Patos de Minas há pouco tempo foram obrigados a voltar para a casa de apoio, por negligência de pais alcoólatras e agressivos.
De acordo com informações do Cabo Luiz Martins da Polícia Militar, foi a filha de 13 anos do casal que conseguiu aproveitar o momento em que o pai Jaílson Ventura de Lima, 34 anos, saiu de casa para comprar bebida alcoólica e conseguiu fugir e ir até a sede do Conselho Tutelar de Lagoa Formosa e pedir ajuda. O policial relata que as conselheiras tutelares acionaram a PM relatando que a garota chegou ao local muito assustada e disse que seus pais estavam maltratando ela e seu irmão de apenas 05 (cinco) anos de idade, sendo que noite anterior a menor chegou apanhado muito de Jaílson. A garota disse ainda que seu pai chegou a passar uma faca em sua barriga causando um pequeno corte, e através de ameaças dizia que se ela procurasse a polícia ou o conselho tutelar, que as “coisas” ficariam piores para ela.
Segundo o policial após ser acionados pelo Conselho, os militares seguiram para a casa da menor e encontrou a mãe da menor da menina e o filho de 05 (cinco) anos de idade, na residência. Maria Aparecida Onorato Souza, 37 anos, estava com uma garrafa de “cachaça” aberta em cima da mesa e já praticamente alcoolizada. A mulher disse que seu marido não estava e contou que ele havia saído provavelmente para comprar mais bebida alcoólica, sendo que os militares saíram em rastreamentos e encontrou o autor em um bar fazendo uso de bebida. Ele ainda teria ameaçado e desrespeitado os policiais. O autor acabou sendo preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia, juntamente com sua esposa Maria Aparecida. O delegado Érico que responde pela cidade de Lagoa Formosa, estava de folga no dia também resolveu acompanhar o caso e foi até a delegacia para auxiliar as conselheiras tutelares.
Na delegacia enquanto aguardavam para onde os menores iriam ser levados e já com os autores presos, as conselheiras disseram quem a menos de um ano as duas crianças já haviam sido encaminhadas para a casa de apoio “Meninas dos olhos de Deus”, mas depois de 10 (dez) meses foram devolvidas para os “pais”. Já se passava de onze horas da noite de Sexta (20) e as crianças ainda se encontravam na delegacia em Patos de Minas aguardando as conselheiras tutelares e o delegado procurava um local seguro para encaminhar os menores de 13 e 05 anos. O garoto que estudava na APAE em Lagoa Formosa, sorridente brincava sentado no chão da delegacia. Já sua irmã de 13 anos estava preocupada em saber para onde os mesmos iriam naquela noite sem destino certo.
Fonte: Vanderlei Gontijo