Casos de catapora aumentam em Patos de Minas
O aumento do numero de casos de catapora começaram a ser registrados na última semana em Patos de Minas. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Mariah Figueiredo, 32 casos já foram confirmados na cidade. Em todo o estado mais de cinco mil foram confirmados.
Ainda de acordo com Mariah, o número de registros deve aumentar. "É uma doença sazonal, ou seja, ocorre em determinados períodos do ano como no inverno e no começo de primavera. Então a tendência é que daqui uns dois meses as notificações aumentem e o número de casos seja maior que o do ano passado, no qual tivemos mais de 250 notificados", disse.
A gerente disse ainda que alguns cuidados básicos podem evitar que se adquira a doença ou que ela piore. "Como ainda não temos a vacina é importante evitar contato com pessoas que já estejam doentes, ambientes fechados e aglomerados de pessoas. É importante também manter a higiene pessoal e para quem já está com a doença manter as unhas curtas e evitar coçar porque dentro das vesículas nós encontramos o vírus e se você as rompe elas ficam expostas a infecção e pode levar a óbito dependendo do grau", concluiu.
A catapora não é uma doença grave, mas precisa de algumas recomendações médicas, como repouso, isolamento e cuidados para que as bolhas que surgirem na pele não infeccionem. O vírus da catapora, também conhecida como varicela, é transmitido pela respiração. Com a baixa umidade, esse micro-organismo fica por mais tempo suspenso no ar e o contágio de pessoa para pessoa ocorre mais rapidamente.
O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fizeram um acordo para a produção nacional de uma vacina tetra viral que imunizará as crianças também contra catapora.
A partir de agosto de 2013, a dose estará disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e substituirá a tríplice viral, que já protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Fonte/G1 Triângulo Mineiro