Casos de dengue aumentam em Patos de Minas e prefeito decreta estado de calamidade pública

Notícias | Saúde

13 Maio, 2014

0

Casos de dengue aumentam em Patos de Minas e prefeito decreta estado de calamidade pública


Na manhã dessa quarta-feira, 14 de maio, o Prefeito de Patos de Minas, Sr. Pedro Lucas Rodrigues, declarou Estado de Calamidade Pública na cidade, devido ao excesso de casos de dengue. Atualmente mais de 1000 casos já foram notificados e muitos confirmados. Com a declaração de calamidade pública, a cidade irá receber apoio do Estado de Minas Gerais no combate, são esperado 47 agentes do Governo de Minas para intensificar a luta contra o mosquito da dengue na cidade de Patos de Minas.

A população manifesta e reclama muito de que esse grande número de casos está relacionado principalmente ao excesso de lotes vagos na cidade, onde os proprietários não efetuam a limpeza e estão tomados por muito lixo. A Secretaria de Saúde alega que tem intensificado o combate, mas os casos aumentam a cada dia em Patos de Minas.

Os perigos da dengue para a saúde variam de gravidade podendo inclusive levar à morte. Quando a dengue não é devidamente diagnosticada o maior perigo é a toma de analgésicos à base de ácido acetil salicílico pois este pode levar ao aparecimento de hemorragias, que nem sempre são bem tratadas e pode levar o indivíduo à morte. O mosquito pica o indivíduo e transmite a doença que manifesta-se com sintomas cada vez mais graves a cada surto da doença e contágio pela mesma pessoa.

A dengue é uma doença que aumenta bastante na época de verão, por causa da facilidade com que o mosquito se desenvolve nas poças de água que formam-se naturalmente após as chuvas próprias do verão.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)