Celebração de Corpus Christi atrai milhares de fiéis da Igreja Católica em Patos de Minas

Notícias | Cultura

30 Maio, 2013

0

Celebração de Corpus Christi atrai milhares de fiéis da Igreja Católica em Patos de Minas


Durante toda manhã e parte da tarde desta quinta-feira  (30) centenas de pessoas trabalharam nos preparativos dos tapetes para a passagem da Procissão de Corpus Christi pelas ruas de Patos de Minas. Muita dedicação e fé por parte dos integrantes das 08 paróquias de Patos de Minas.

A celebração de Corpus Christi aconteceu ao ar livre, em frente a Catedral de Santo Antônio e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori. Milhares de fiéis da Igreja Católica acompanharam a celebração nas vias e Praça da Avenida Getúlio Vargas. Além dos belos tapetes nas vias de Patos de Minas, muitas famílias vestiram filhos e netos como anjos e participaram da celebração e procissão.

A celebração durou aproximadamente 90 minutos e na sequência aconteceu a procissão de Corpus Christi até a Igreja de Santa Terezinha. Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma festa adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e na de seu sangue (o catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula "Transiturus" de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece depois do domingo de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo 50 anos depois Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

A Eucaristia foi um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia quando Jesus disse: "Este é o meu corpo, isto é meu sangue, fazei isto em mémoria de mim". A Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Fonte: Weslley Raphael

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (18)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)