Centenas de pessoas participam de palestra com o Promotor Paulo Delicole sobre uso de mídias sociais
Centenas de pessoas participaram na noite desta terça-feira (25/05) da palestra “Orientações Sobre as Mídias Sociais”. O evento aconteceu no Salão de Festas do Lagoa Tênis Clube (LTC) na cidade de Lagoa Formosa. Durante aproximadamente 02 (duas) horas, o Promotor de Justiça Paulo Henrique Delicole, conversou atentamente com o público presente sobre o uso indevido e os perigos das redes sociais, principalmente para as crianças e adolescentes. O promotor interagiu com os convidados e alertou os pais.
O projeto foi uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estaduais e Particulares de Lagoa Formosa, sendo que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais criou um grupo de trabalho com o compromisso de zelar e promover ações preventivas, no cuidado com as crianças e adolescentes do Município e orientações às famílias.
Para o promotor, não existe idade adequada para fazer uso dos aplicativos das redes sociais, entre elas, facebook e whatsapp. Ele disse que o bom seria que os pais só liberassem o uso destes mecanismos a partir dos 13 anos. Delicole citou também que atualmente é comum presenciar crianças de apenas 05 (cinco) anos, usando indevidamente celular (whatsapp) e computador (facebook). O promotor comentou que na maioria das vezes os pais, irmãos e parentes são os principais incentivadores ao uso das redes sociais.
Paulo Delicole falou que o facebook, por exemplo, é muitas vezes usado para fofocas, intrigas, falar mal das pessoas e várias outras coisas maléficas ao ser humano. Durante a palestra o promotor comentou que já existe até clínicas especializadas em tratamentos de dependentes ou viciados em tecnologia das redes sociais. Ele falou também sobre pais que deixam as crianças usarem os aplicativos, com o intuito de ficarem livres para também fazer uso do whatsapp e facebook.
Já os organizadores do evento disseram que a recomendação do Ministério Público sugere ação preventiva e aplicação de medidas de proteção, orientando crianças, adolescentes e suas famílias quanto ao uso seguro da internet, por isso, ficaram definidas algumas ações, dentre elas o agendamento de uma palestra com o Promotor da Vara da Infância e Juventude, Dr. Paulo Henrique Delicole. A comissão agradeceu aos pais, professores, profissionais de saúde e demais pessoas que estiveram presentes, principalmente pela importância do assunto e da proporção da dependência que o uso da internet está provocando nas crianças, adolescentes e jovens.
Fonte: Vanderlei Gontijo