Centenas de pneus do ecoponto que foi incendiado continua acumulando água parada
Ecoponto clandestino do Bairro Planalto continua trazendo muitos riscos á população de Patos de Minas. Após o incêndio no dia (14/11) que consumiu grande parte dos pneus que estavam no local, ainda não foi tomada nenhuma providência para a retirada dos mesmos do local. os pneus estão no meio de uma rua do Bairro e cheios de águas das chuvas, gerando perigo constante de procriar o mosquito da dengue.
A reportagem do portal Patos 1 esteve no local neste Domingo (09/12) e constatou centenas pneus a céu aberto acumulando água, além de outros objetos jogados pela população. O ecoponto foi fechado pela Prefeitura de Patos de Minas no inicio do mês de agosto de 2012. Desde então a cidade não tem local adequando para o descarte de pneus inservíveis.
O acúmulo de água nesses locais são propícios para a proliferação do mosquito da dengue. Sendo que a transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas.
De acordo com o promotor da Vara da Infância e Meio Ambiente, Paulo Henrique Delicole, o local destinado para a implantação do novo ecoponto já foi definido, será no bairro Planalto e já está em construção. O município fez a doação do terreno e empresários investem para a construção das instalações. Atualmente são 125 empresas do setor de que estão cadastradas. O novo ecoponto devera começar a funcionar ainda em 2012.
Enquanto isso a população tem que conviver com os montes de pneus dentro da rua e com os perigos que eles podem gerar se procriar os mosquitos causadores da dengue.
Fonte: Juliana Araújo/Fotos:Letícia Teixeira