Centro de Zoonoses suspende castração de animais na cidade de Patos de Minas

Notícias | Saúde

31 Março, 2014

0

Centro de Zoonoses suspende castração de animais na cidade de Patos de Minas


Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional  de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ongs de proteção animal. Mas além  de evitar ninhadas indesejadas, a castração também pode trazer outros benefícios para o animal e seu proprietário.

O Patos em Destaque foi tirar dúvidas com veterinários, que são unânimes ao afirmar que a castração é a melhor maneira de ajudar a evitar comportamentos inadequados de cães e gatos, além de impedir ninhadas indesejadas e uma série de doenças. 

Desde a semana passada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, deixou de agendar as castrações de animais domésticos, como cães e gatos. Segundo a coordenadora Marilene Nascimento, a veterinária responsável pediu exoneração por motivos pessoais.

A medida pode contribuir para o aumento no número de animais abandonados no município. Isso porque, quanto mais animais deixarem de ser castrados, maior a probabilidade de eles procriarem, aumentando a população de cães e gatos ‘de rua’. "Nós estamos providenciando o próximo na fila do processo seletivo para ser chamado. Duas veterinárias iniciarão seus trabalhos no prazo de 15 dias, por causa de toda a burocracia" esclareceu a coordenadora.

Marilene disse que a população tem suma importância em relação a proliferação desses animais. "Eu acho importante as pessoas se conscientizarem porque a maioria dos cães que estão abandonados o poder público trabalha em parceria com a população. É tudo um conjunto, o dono tem toda a responsabilidade do animal", ponderou.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)