Centro Educacional Maura Ferreira Brandão completa 09 anos e ganha festa de aniversário
O Centro Educacional Maura Ferreira Brandão de Lagoa Formosa, completou nesta segunda-feira (05/06) o seu 9º ano de existência na cidade. E para comemorar a data tão importante a direção, alunos e professores preparam uma festa de aniversário. O evento aconteceu a partir das 14h30 e foi realizado juntamente com todos os pequeninos alunos, que aproveitaram para se divertirem com muita alegria e doçura. A escola está localizada na Rua Eurípedes Ribeiro 377, no Bairro Bom Retiro.
De acordo com informações da diretora Luciene Abadia de Sousa, o CEMFB atende em período integral, aproximadamente 130 crianças, sendo que o órgão é uma instituição de educação subordinada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa. Ela conta que a escola vem desempenhando um grande papel no âmbito educacional e cultural. O centro oferece atendimento de creche para crianças de até 3 anos e 11 meses de idade, e Educação Infantil para crianças dos 4 anos e 11 meses de idade.
O CEMFB é a primeira escola de Educação Infantil da rede municipal. Iniciou seus trabalhos no ano de 2008, com o objetivo de atender crianças, cujas famílias necessitavam de lugar para deixar seus filhos durante seu trabalho. Porém, a partir do ano de 2011, a escola propiciou às crianças um atendimento com professores em seu período integral, sendo supervisionados e auxiliados por uma especialista em educação, deixando de ser um local apenas para cuidar de crianças, passando a ser um ambiente educacional com projetos voltados à educação infantil, acompanhando o ritmo de vida das crianças.
A escola tem como lema, criado em 2011, “onde cuidar e educar é sinônimo de alegria”, atendendo a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde ela se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscando incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar situações, enfrentando novas experiências, inclusive com a linguagem escrita, proporcionando-lhes condições tranquilas de acesso à leitura e escrita.
A diretora ressalta que é necessário propiciar à criança, oportunidade de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar situações em um ambiente seguro e acolhedor. Já para Iolanda, supervisora pedagógica do CEMFB, educar uma criança é mais do que dizer certo ou errado, é dar carinho, é assumir a criança como o elo mais importante, é proteger, é proporcionar-lhe aprendizagens ao nível cognitivo, linguístico, motor, social e artístico. Educar é proteger, estimular e desenvolver a criança, respondendo às suas necessidades.
Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: CEMFB
Fonte: Vanderlei Gontijo