Centro Universitário de Patos de Minas realiza formatura de sua primeira turma do curso de Medicina
A primeira turma do curso de Medicina teve início em 2008 com cerca de 60 estudantes. Durante esse período, os futuros médicos passaram por um longo processo de aprendizado e de treinamento. É que desde o segundo período do curso eles tiveram a oportunidade de entrar em ação ao fazerem estágios na área básica da Medicina, nos postos de saúde de Patos de Minas. Nos dois últimos anos foi oferecido o internato, que é o fechamento do ciclo de formação básica na escola de Medicina. Nesta etapa, o aluno precisa se dedicar ao máximo, para desenvolver o raciocínio necessário para o diagnóstico do paciente e também as habilidades que a profissão exige.
O UNIPAM, sempre preocupado com a formação do aluno, disponibilizou para os futuros médicos, atividades práticas em diversos ciclos: Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Clínica (Clínica Médica), Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Cirúrgica (Clinica Cirúrgica), Atenção à Saúde da Criança (Pediatria), Atenção à Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Urgência e Emergência, Saúde da Família e Comunidade, Internato Rural e Internato Eletivo. “Assim como o UNIPAM não mede esforços para os outros cursos, também não mediu, para que tudo isso acontecesse no curso de Medicina, além disso, contamos com o apoio da Associação Médica, dos médicos da cidade, que aceitaram bem os cursos, e de todas as pessoas que se envolveram”.Relata o Reitor Milton Teixeira.
Para que a realização das aulas práticas fosse possível, parcerias e convênios foram firmados, entre eles:
- Prefeitura Municipal de Patos de Minas onde está incluída toda a rede de atenção à saúde do município (Unidades Básicas de Saúde, SAMU, UPA, Clínica de Especialidades, CAPS, etc.);
- Rede FHEMIG, composta por vários hospitais, entre eles o Hospital Regional Antônio Dias, Hospital João XXIII, Hospital Maria Amélia Lins.
- Hospital Sírio Libanês;
- Santa Casa de Ribeirão Preto;
- Municípios da macrorregião noroeste: Presidente Olegário, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Grande, São Gotardo. E vários outros em andamento.
Para o aluno Luís Paulo Ramos, a prática foi de extrema importância. “A gente fica muito feliz em falar que foi muito bom mesmo, o que foi realizado no Hospital Regional Antônio Dias. É o que a gente sempre fala, a parte teórica da Medicina é essencial, mas um componente prático no final do curso sendo bem realizado, é muito importante para uma boa formação”.
Para a coordenadora do Internato, a professora Elisangela Aparecida Galdino Menezes as aulas práticas representam a concretização de todo o estudo durante o curso. “O internato é um estágio em imersão na prática e graças a Deus nós conseguimos colocar estes alunos em vários campos. Eles conseguiram atuar integralmente, uma carga horária boa, desenvolver atividades nas principais áreas da Medicina e a gente vê o resultado até através do reconhecimento da sociedade”.
A coordenadora do curso, a professora Maura Regina Guimarães ressalta que os alunos estão bem preparados para o mercado de trabalho, para atenderem a comunidade e tentarem desafogar o setor da saúde em Patos de Minas e região. Ela deixa um recado para os futuros médicos. “Responsabilidade em primeiro lugar, médico tem que ser um profissional extremamente responsável. Ter respeito pelos pacientes, se atualizarem sempre e se dedicarem ao máximo que puderem à suas vidas e às vidas dos pacientes”.
A solenidade
Uma programação festiva durante a toda a semana irá marcar a vida daqueles que em breve, serão os futuros médicos de Patos de Minas.
- Dia 27 de novembro acontece o Culto na Igreja Presbiteriana de Patos de Minas, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 582, às 19 horas.
- Dia 28 de novembro Missa na Catedral de Santo Antônio, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Praça Dom Eduardo. O evento acontece às 19 horas.
- Dia 29 de novembro será realizada no UNIPAM a colação de grau da primeira turma, às 19 horas, no ginásio, Rua Major Gote, 808.
- Dia 30, sábado, o fechamento das festividades com o baile de formatura, que acontece na AABB.
Os formandos
Ao todo 57 alunos integram essa turma que ainda vai fazer a diferença na saúde de muitas pessoas, são eles:
- Alanna Simão Gomes
- Aline Azevedo Soares Oliveira
- Aline Figueredo de Oliveira
- Almir Filipe Veloso Coelho Alves
- Álvaro Augusta Sousa Mota
- Ana Cecília Cardoso de Sousa
- Ana Cristina Carvalho Zanquetta
- Ana Lúcia Martins Fasciani
- Anna Karla Londe
- Camila Vieira
- Carlos Daniel Caixeta
- Carolina Borges Taveira
- Cecília Almeida Siqueira
- Débora Luiza da Silva
- Edson Lima Novaes
- Eduardo Oliveira Carneiro
- Fádya Mariana Damach
- Fernanda Regina Alves Andrade
- Francisco José da Mota Moreira
- Gabriel Borges Teixeira
- Iane Rocha de Sant’Ana
- Isabela Cristina Januário Silva
- Ivanoé Pereira Dutra da Mota
- Jérsica Caires Vasconcelos
- Juliana Barbosa Soares
- Juliana Sales Mendonça
- Kathiucia Danielle Yamashita
- Laura Camila Galvani
- Leonardo Vilarinho Prudêncio Boscatti
- Lucas Pimenta Mota
- Luis Paulo Ramos Mateus
- Lumena Gonçalves Machado
- Marcella de Souza Melo
- Marcelo Borges de Paula
- Marcos Leandro Pereira
- Mariana Figueiredo Caixeta
- Marilane Cunha Nunes
- Marília Armondes Milhomem
- Matheus Teixeira Domingos Silva
- Meire de Deus Vieira Santos
- Mirelle Ferreira Silva
- Monara Fernandes Paula Braga
- Patrícia Amorim Gonçalves
- Pedro Henrique Machado Castro
- Pedro Paulo Pereira Caixeta
- Priscila Castro Gonçalves Viana
- Rafaell Coimbra Matos
- Raquel Pereira Ribeiro
- Renan Guimarães Assunção Campos
- Renatha Rozze de Ávila Silva
- Ruth Augusta Ferreira Castro
- Samira Trajano de Menezes
- Sheila Mara Gonçalves Marra
- Talita Fernanda de Oliveira
- Tatiana Maciel
- Thais Cristina Gonçalves Teixeira
- William
- Santos Zeme
Fonte: Assessoria de Comunicação (UNIPAM)
Fonte: Vanderlei Gontijo