Chuva com granizo atinge Alto Paranaíba e assusta moradores da região

Em Araxá motoristas e passageiros que trafegavam pela BR-262 registram o fenômeno

Notícias | Mundo

05 Agosto, 2019

0

Chuva com granizo atinge Alto Paranaíba e assusta moradores da região


Uma chuva acompanhada de granizo surpreendeu a população do Alto Paranaíba na tarde deste domingo (04/08). O fenômeno foi registrado com maior intensidade no município de Araxá. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a vegetação coberta pelo gelo.


Rodovias do município também ficaram tomadas pelo granizo, principalmente no trecho da BR-262, entre as cidades de Araxá e Ibiá. Motociclistas e automóveis tiveram que parar e aguardar o fim do temporal para seguirem viagem. 


Lavouras também foram atingidas, contudo os danos ainda não foram dimensionados. Os meteorologistas chegaram a prever uma pluviosidade de até 8 mm neste domingo, contudo não contava com a ocorrência do granizo.

Com isso, as temperaturas caíram em Araxá e os termômetros tendem a registrar a mínima de 13º C até a próxima quinta-feira (08/08). Outras cidades da região, como Rio Paranaíba, São Gotardo e Matutina, também registraram o fenômeno, que passou pelos locais em menor intensidade. 

O granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0° C).


Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo”.

Fonte/TN

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (9)

COMENTÁRIOS (0)