Chuvas de granizo e vendaval atingem município de Lagoa Formosa e várias regiões do estado de Minas Gerais
As chuvas que atingiram o município de Lagoa Formosa e várias regiões do estado de Minas Gerais no final da tarde desta Sexta-Feira (29/04), trouxeram alívio para uma parte dos agricultores, mas também causou medo e preocupação na população. O forte vendaval e o granizo que acompanharam o temporal levou medo aos moradores do Distrito de Monjolinho de Minas e fazendeiros da região de baú e outras localidades do município. As chuvas com granizo e vendaval também causaram estragos na região de Montes Claros e Varjão de Minas. O que mais causou medo nos habitantes foi o tamanho das "pedras" de granizo que chegaram a quebras telhados.
De acordo com informações dos próprios moradores da zona rural das áreas atingidas pelo temporal, o granizo e o vendaval duraram poucos minutos, mas foi o bastante para deixar um rastro de destruição. Casas e barracões foram destelhados, plantações danificadas e uma grande quantidade de árvores foram arrancadas ou quebradas. As imagens dos estragos causados pelos ventos e granizo foram compartilhadas pelos internautas, que documentaram especialmente o granizo que ficou armazenado nos gramados e calçadas das residências.
Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores são provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva, sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo.
Fotos enviadas via whatsapp
Fonte: Vanderlei Gontijo