Chuvas desta Terça-Feira (05) causam alagamentos na cidade de Presidente Olegário e inundam casas
A forte chuva durante a tarde desta terça-feira (05/05) voltou a causar transtornos em Presidente Olegário. Novamente foram registrados alguns pontos de alagamentos na Rua Felisberto Fonseca, na região central. A rua ficou totalmente tomada pela enxurrada, mais parecendo um rio.
Outros locais que sofreram com a ação da enxurrada foram: no Bairro Barro Preto principalmente na Rua Irineu Godinho e na Avenida Dona Mindóia; o Terminal Rodoviário ficou tomado pelas águas da chuva. Na Rua Irineu Godinho casas foram invadidas pela enxurrada, alguns moradores reclamam que com a colocação de um quebra-molas todo volume de água desce pela rua causando diversos transtornos. Rua Jeremias da Cunha também ficou totalmente alagada. Rua Quinca Silva, uma casa foi invadida por cerca de 80 cm de água.
Na Rua Severino Mendes uma casa também foi inundada pela enxurrada. Diversos outros transtornos foram registrados no Bairro Andorinhas: na Rua Zacarias Silva Ribeiro e Rua das Orquídeas. No Bairro Mateus Caixeta: Rua Juca Araújo, onde houve a queda de um muro.
Os pontos mais baixos da cidade acabam recebendo uma grande quantidade de água das partes mais altas, com a deficiência no sistema de águas pluviais e o grande volume de água em um curto espaço de tempo, acabam por ocorrer essas enchentes, grande parte desses episódios ocorre por falta de planejamento dos governantes na implantação de novos bairros, onde não são colocados os bueiros para o escoamento das águas das chuvas, problemas estes que só tendem a aumentar com decorrer dos anos.
COMERCIANTES SOFREM PREJUÍZOS
Uma Farmácia no Bairro Barro Preto foi invadida pela água da enxurrada e causou vários prejuízos ao proprietário indignado com a situação e o prejuízo que gira em torno de R$ 6 mil reais. ”Perdi uma grande quantidade de medicamentos, arrumamos um caminhão e carros nas esquinas para interditar a passagem de veículos, pois os carros passavam pela rua e jogavam mais água dentro da farmácia” ressaltou o farmacêutico. O proprietário de uma oficina de motos aberta a cerca de uma semana teve caixas de óleo levadas pela enxurrada, lâmpadas e peças se perderam em meio a água. Ele não soube precisar os prejuízos.
Na Rua Prefeito Otaviano Andrade, um pequeno córrego que passa pelo local não suportou o volume d'água, fazendo com que a correnteza inundasse algumas casas do Bairro, deixando bastante lama e destruição. Um casal de idosos passa por esse drama todos os anos, em fevereiro de 2014 a família perdeu todos os pertences quando a casa ficou totalmente inundada pelas aguas do córrego que transbordou.
Pouco mais de um ano, a família passou pelo mesmo drama, com o córrego transbordando e inundando a casa, na ocasião eles perderam tudo. Durante esse período pouco se fez para resolver o problema desse córrego “Todos os anos passamos por esse drama, novamente perdemos móveis e eletrodomésticos, até quando vamos ter que viver com essa situação” ressaltou indignada à moradora. Algo tem que ser feito pelos nossos governantes.
Autor: Hamilton Amorim
Fonte: Vanderlei Gontijo