Chuvas intensas causam enchente no Rio da Prata, no município de Presidente Olegário
O volume de chuvas que atinge o município de Presidente Olegário desde a última quinta-feira (05/02), elevou o nível de todos os afluentes do Rio da Prata. Como conseqüência, o principal rio que corta o município, teve uma gradual elevação de água nesta sexta-feira (06/02), por muito pouco não vindo a atingir o nível da ponte.
O Rio Prata estava com o nível de água muito baixo, o que vinha afetando às comunidades ribeirinhas, principalmente na região da “Prata”. A enchente foi um alento ao sofrimento dos ribeirinhos, que vinham sofrendo com a escassez de água.
Produtores rurais vinham contabilizando prejuízos com a maior seca dos últimos tempos, com perca de plantações e animais dos rebanhos. Em muitos locais a água era levada por um caminhão pipa da Prefeitura Municipal, o que não era suficiente para atender a demanda.
A enchente desta sexta-feira (06/02), fez a esperança voltar para os produtores rurais. De acordo com dados meteorológicos, o volume de chuva acumulada, em apenas 48 horas, foi de 200 mm. A previsão do instituto “Clima Tempo” indica mais chuva até a próxima quinta-feira (12/02).
Autor: Hamilton Amorim/Fotos: Deny Teixeira
Fonte: Vanderlei Gontijo