Cidadão de Patos de Minas é exemplo para a sociedade quando se trata em respeitar a natureza

Notícias | Saúde

18 Outubro, 2013

0

Cidadão de Patos de Minas é exemplo para a sociedade quando se trata em respeitar a natureza


Você está em seu carro, tranquilamente, pela cidade e ouvindo uma música legal. E, como a fome não tem hora pra chegar, leva sempre um pacote de salgadinho ou bolacha para aquele momento que o estômago da o alerta. Após terminar com o lanchinho, você pega a embalagem e joga pela janela? Não é?

Então, o que fazer com esse lixo? Ainda mais se você tiver acabado de lavar o carro? Tudo, menos jogar nas ruas. Jogar lixo na rua pode causar muitos problemas para você, para o trânsito e para a sociedade de um modo geral.

Esse lixo, somado ao lixo que outras pessoas jogam de seus carros ou dos ônibus, acaba entupindo um bueiro ou “boca de lobo”. Para a população em geral, significa ratos e outros animais saindo dos esgotos e a possibilidade de transmissão de doenças como a leptospirose.

Certos atos de gentileza são extremamente fáceis de praticar. Um exemplo disso é o cidadão patense João Eustáquio Marques, conhecido como “Taquinho”, que sempre anda com uma sacolinha recolhendo o lixo que as outras pessoas jogam pelas ruas da cidade.

Por onde caminha o patense chama a atenção de curiosos, que ficam impressionados com tamanha educação e interesse em poder ajudar a vida do próximo.

Muita gente cobra essa limpeza dos órgãos públicos, mas se esquece que a mudança deve começar dentro de cada um. A gentileza nasce dentro das pessoas, e, quando elas querem ser gentis, passam a pensar mais nos bem estar dos outros. Este é o exemplo de Taquinho.

O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os dias é um risco muito sério à saúde de todos os seres vivos e do planeta em si.

Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. O lixo é um grande problema. Mas ele pode ser um problema um pouco menor, desde que os governos, as instituições (escolas, hospitais etc.), as empresas e cada pessoa façam a sua parte. Isso inclui você e sua família.

                                                                    

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)