Cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro devem receber usinas solares por meio de “pregão eletrônico” da CEMIG SIM
Empresa prevê a construção de até 23 usinas em 13 cidades, dentre elas Patrocínio, Monte Carmelo e Serra do Salitre
A Cemig SIM, empresa por assinatura do Grupo Cemig, abriu processo licitatório para execução dos projetos de construção e conexão de usinas solares em 13 cidades mineiras. Com esta licitação, a Cemig SIM avança em seu plano estratégico de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão até 2025, totalizando 275 MWp de potência instalada. O pregão eletrônico será realizado no portal de compras e licitações da Cemig.
A licitação prevê a construção de 23 usinas solares, dobrando assim, o volume de energia disponibilizado para o mercado mineiro de compensação de energia.
“A expansão da Cemig SIM vem ocorrendo de modo estruturado e estratégico. Seguimos cumprindo nosso planejamento e nossas metas de crescimento, ancorados no objetivo de democratizar a energia para um número cada vez maior de consumidores”, ressalta Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM.
As 23 usinas solares serão construídas em 13 das oito regiões mineiras:
- Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro
- Patrocínio
- Monte Carmelo
- Serra do Salitre;
- Oeste
- Pains;
- Sul
- Passos
- Boa Esperança
- Borda da Mata
- São Gonçalo do Sapucaí;
- Central
- Jequitibá
- Jequitinhonha
- Diamantina;
- Centro-oeste
- São Gonçalo do Pará;
- Região Metropolitana de Belo Horizonte
- Caeté; e
- Campo das Vertentes
- Alfredo Vasconcelos.
A energia que será gerada pelos empreendimentos deve ser suficiente para atender ao consumo mensal de aproximadamente 100.000 unidades residenciais, com gasto médio de 250 kWh/mês.
“O foco da Cemig SIM é atingir 30% de participação no mercado mineiro de Geração Distribuída (GD), em três anos. Esse pacote, além de confirmar nossa expansão, refletirá no aumento da oferta de energia ampliando o alcance da população a uma fonte 100% limpa e renovável. Atuamos em um segmento que cresce progressivamente e a ampliação de nossos ativos fortalece o processo de transição energética da matriz brasileira”, afirma João Paulo Campos, diretor de Negócios da Cemig SIM. “Atuamos com foco nas oportunidades de mercado e seguiremos atentos para crescer ainda mais”, complementa.
Cronograma
Para implantação das usinas, a Cemig lançou licitação na modalidade de pregão eletrônico, cujo objeto é a contratação de fornecedor “Full EPC” (Engineering, Procurement and Construction) para a execução dos projetos e obras.
Todo o processo – desde a publicação do edital, realização do pregão eletrônico e homologação – estão previstos para ocorrer entre dezembro deste ano e fevereiro de 2023.
Serão ofertados quatro lotes de usinais fotovoltaicas (UFVs), individualmente, e um quinto lote final englobando as 23 UFVs, podendo ser este o vencedor de toda licitação, se o preço total for inferior ao preço da soma dos quatro lotes individualmente.
A implantação das novas usinas da Cemig SIM reforça a estratégia da Cemig de crescimento sustentável no mercado de GD, com o compromisso de criação de valor através de investimentos em projetos que contribuem para a diversificação de seu portfólio.
A estratégia está focada em fontes de energia renováveis e melhoria da matriz elétrica do estado de Minas Gerais, com rentabilidade compatível com o custo de capital da companhia para esse tipo de projeto.
Sobre a Cemig SIM
Com três anos de atuação no mercado, a Cemig SIM soma 7 mil clientes e 23 usinas solares em Minas Gerais, com capacidade de geração instalada de 88 MWp de potência. Desde a implantação, a empresa proporcionou à sua base uma redução de R$ 38 milhões na tarifa de energia e evitou que mais de mais 25 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera.
Por Amanda Marques