Cidades do Alto Paranaíba registram menores temperaturas do ano e alguns pontos tem geada

Em Lagoa Formosa formosa os termômetros chegaram a marcar 6º graus

Notícias | Mundo

08 Julho, 2019

0

Cidades do Alto Paranaíba registram menores temperaturas do ano e alguns pontos tem geada


A frente fria que atua sobre o sudeste do País causou a queda brusca da temperatura em diversos estados. Em Minas Gerais a madrugada deste domingo o frio bateu recorde e em muitas cidades do Estado houve a formação de geada, deixando muitos produtores rurais preocupados. Na madrugada deste domingo (07) os termômetros foram lá embaixo e os moradores do Alto Paranaíba tiveram que tirar os agasalhos do guarda roupas.

Em Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, por exemplo, os termômetros registraram 03°C durante a madrugada. De acordo com as informações de alguns aplicativos de previsão de tempo, a sensação térmica nestas cidades chegou a 0°C, ocorrendo formação de geada em muitos pontos do município. Outra cidade que teve temperatura baixa foi Lagoa Formosa que registou 6º graus.

Usuários das redes sociais começaram no início da manhã deste domingo (07) a compartilhar fotos e vídeos das plantações e pastagens cobertas por uma camada de geada. Um produtor rural do município de Carmo do Paranaíba divulgou uma foto de sua fazenda. De acordo com o Clima Tempo, as temperaturas continuaram baixas no decorrer da semana. Nesta segunda-feira (08), os termômetros deverão registrar 8°C de mínima e 22°C e o dia deverá ser de sol sem nuvens e à noite o tempo será de céu aberto também sem nuvens.

FORMAÇÃO DE GEADA

Segundo a CPTEC, a ocorrência de geada surge quando há uma deposição de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. Isso ocorre quando a temperatura do ar atinge 0ºC e tem umidade na atmosfera. No entanto, mesmo com a formação de gelo sobre as plantas pode não haver morte dos tecidos vegetais, por elas estarem em repouso vegetativo. Em Agronomia, entende-se geada como fenômeno atmosférico que provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, caule, frutos, ramos), em função da baixa temperatura do ar, que acarreta congelamento dos tecidos vegetais, havendo, ou não, formação de gelo sobre a planta.

Nos locais situados a médias e altas latitudes, a agricultura torna-se atividade de risco durante o inverno, devido à ocorrência de temperaturas baixas. A proteção de plantas contra os efeitos letais causados pela geada é problema considerável na agricultura, especial para as lavouras de alta rentabilidade, entre as quais estão as frutíferas de clima tropical, o cafeeiro, seringueira entre outros.

Texto: adaptação de Gilberto Martins e Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)