Clientes de agências bancárias de Lagoa Formosa sofrem golpes, alerta gerente

Notícias | Sociedade

16 Julho, 2021

0

Clientes de agências bancárias de Lagoa Formosa sofrem golpes, alerta gerente


Criminosos estariam aplicando golpes em clientes de agências bancárias existentes em Lagoa Formosa. O alerta é do gerente da agência do Banco Brasil. Segundo ele, os estelionatários são ousados e usam estratégias capazes de confundir as vítimas. “Ligam nos telefones fixos dos clientes se passando pela área de segurança dos bancos, informando que ocorreram transações suspeitas nas contas dos clientes”, conta o bancário.

 

Dando sequencia em suas formas de manipular as pessoas que caem em suas “teias”, os criminosos passam a instruir os clientes de como devem agir diante de tais situações. “Eles orientam os clientes a efetuarem comandos através dos celulares ou pedem que compareçam aos terminais dos bancos para realizarem bloqueios ou alterações de senhas, sendo que isso ocorre sempre nos horários que as agências estão fechadas (sem atendimento interno). Com isso, os estelionatários indicam os procedimentos que devem ser feito”, conta o gerente.

 

Ainda de acordo com as informações do gerente da agência do Banco do Brasil, que foram repassadas para a Polícia Militar nesta sexta-feira (16/07), as formas de agir destes indivíduos vão além. “Em algumas situações, eles informam um determinado número de um celular e pedem que os clientes retornem a ligação posteriormente. Já em outros casos, ligam nos telefones fixos, passando por funcionários de companhias de telefones e oferecem vantagens que variam de planos melhores com custos menores e ainda com o discurso que o cliente será premiado com um novo aparelho eletrônico”, ressalta o bancário.

 

Seguindo com os argumentos nas tentativas de aplicar os golpes, os estelionatários usam também outros artifícios e dizem aos clientes que para retirarem os prêmios é necessário pagar apenas o SEDEX. “Com isso, para pagar o SEDEX o cliente terá que ir a um terminal (banco) e efetuar a autorização da despesa. Daí ao comparecer ao terminal, há um estranho que fica próximo da pessoa e de uma forma ou de outra consegue visualizar os dados do cliente”, conta o gerente.

 

O bancário diz ainda que, durante as ligações, os bandidos já possuem dados das vítimas, que são normalmente o nome e CPF. “[Os bandidos] são muito bem treinados e conseguem em muitos casos transmitir veracidade às vítimas, fazendo que elas realmente acreditem na história. Portanto, recomendamos a todos que recebem ligações de números estranhos fiquem atentos”, finalizou.

Imagem Ilustrativa (IDEC)

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)