Colecionadores da cidade de Lagoa Formosa mostram suas relíquias e falam da paixão por veículos antigos

Regionais | Lagoa Formosa

03 Junho, 2014

0

Colecionadores da cidade de Lagoa Formosa mostram suas relíquias e falam da paixão por veículos antigos


A paixão por antiguidades é um dos Hobby’s preferido de muitas pessoas. Na cidade de Lagoa Formosa não é diferente, vários colecionadores se reúnem em vários lugares para apresentarem suas relíquias e conversarem sobre suas particularidades. Neste Domingo (31/05) alguns amantes de “máquinas” antigas mostraram ao Portal de Notícias Patos 1, algumas de suas paixões. Eles se reuniram na orla da lagoa e levaram 04 (quatro) veículos que fizeram parte de uma época e que continuam na memória de admiradores e colecionadores. Bicicletas importadas e um carro foram as relíquias fotografadas e apresentadas pelos colecionadores à reportagem, que conversou com cada um deles, que expressaram suas paixões pelos veículos que são da década 40 até a década de 70 do século passado.

De acordo com o empresário Fernando Fernandes de Andrade, 33 anos, que é formado em História pelo UNIPAM, sua paixão por coisas antigas, principalmente veículos começou quando ele ainda era criança.  Ele disse que aos 16 anos adquiriu seu primeiro veículo com o intuito de colecionar. Era uma Caravan, mas devido ao alto custo para manter e reformar o carro, depois de algum tempo ele acabou desistindo e vendeu o automóvel, concluiu o colecionador. Mas ele não desistiu do sonho, recentemente no ano de 2013 o colecionador comprou de um comerciante na cidade de Tiros, no Alto Paranaíba, uma Opala de Luxo ano e modelo 1974, e uma bicicleta da marca Hermes, cor preta, ano e modelo 1951, fabricada na Suécia.

O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela General Motors no Brasil, tendo sido produzido de1968 a 1992. Seu projeto (chamado de 676) demorou cerca de dois anos, sendo apresentado na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo, num sábado, dia 23 de novembro de 1968, já como linha 1969. A fórmula do Opala combinava a carroceria alemã do Opel Rekord Opel Commodore A, fabricado de 1966 a 1971, à mecânica norte-americana do Chevrolet Impala. Ao longo de seus 23 anos e cinco meses de produção contínua, passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas, sendo fabricado na cidade paulista de São Caetano do Sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, até ao dia 16 de abril de 1992.

Fernando que é empresário no ramo de compra e venda de cereais, ressalta que os custos para manter antiguidades são grandes, mas que o resultado final é de muita satisfação. Ele disse que no Opala de Luxo, foram necessários 13 meses para deixar o veículo pronto e que foram gastos aproximadamente 20 mil reais para reformar o carro, sendo que foi mantido toda sua originalidade. Os responsáveis pelos trabalhos no veículo foram profissionais da cidade de Lagoa Formosa e Patos de Minas. A lanternagem e pintura foram realizadas em Lagoa e o restante em Patos. O resultado final os amantes de antiguidades podem ver no álbum de fotos (abaixo) na matéria. Já a bicicleta “Hermes” ele também questão de apresentar toda sua originalidade e seus detalhes de fabricação. Ainda participaram da amostra de antiguidades os colecionadores Chesmann e Wenderson, que levaram duas bicicletas anos 1942 e 1962, respectivamente.

Para os colecionadores, Wenderson dos Reis Ferreira e Chesmann Santana, a arte de colecionar e recuperar coisas antigas é uma forma de preservar a cultura e o passado de uma nação. Eles também levaram suas raridades para serem fotografadas. Chesmann possui uma Monark, cor café metálica com bege, ano 61. Ele inclusive trabalha com restauração de bicicletas antigas e seu contato e através do telefone 9108 9426 ou na CI BIKE. Enquanto Wenderson possui a mais antiga das 03 (três) raridades que foram apresentadas, uma Hercules, cor preta, de fabricação inglesa, ano e modelo 1942. Os colecionadores pensam em realizar em Lagoa Formosa em breve um encontro de  raridades, mas por enquanto eles seguem curtindo suas paixões antigas. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (125)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)