Com as três doações de múltiplos órgãos feitas nesta semana Patos de Minas assume o primeiro lugar em doações em Minas Gerais
A cidade de Patos de Minas tem se tornado uma referência estadual e nacional em doações de múltiplos órgãos. Somente neste ano de 2012, dezesseis doações foram realizadas na cidade. Estes números fazem com que a cidade de Patos de Minas passa a assumir o primeiro lugar geral em doações órgãos no estado de Minas Gerais, levando se em consideração o número de habitantes. Somente neste ano já foram feitas 15 doações de múltiplos órgãos na cidade.
Para confirmar esses dados de solidariedade e amor pela vida do próximo, somente nesta semana foram feitas três retiradas de múltiplos órgãos na cidade. A Equipe do MG transplantes que já havia feito retirada de múltiplos órgãos na cidade na tarde desta Quarta-Feira (26/12) no Hospital Vera Cruz, onde o doador foi um jovem, que havia sido atropelado no último final de semana, na cidade de Rio Paranaíba, eles voltaram à cidade nesta tarde de Sexta-Feira (28/12) para mais um trabalho.
O MG Transplantes trouxe uma equipe de médicos de Belo Horizonte para fazer mais uma retirada de órgãos em Patos de Minas. O doador estava internado em estado grave na CTI do Hospital Regional Antonio Dias (HRAD). Wellington Soares Souza de 46 anos, não resistiu aos ferimentos de um brutal espancamento sofrido na Rua Cinco de Maio, no Bairro Antônio Caixeta, e faleceu na tarde desta Quinta-Feira (27/12).
Já na manhã deste Sábado (29/12), a equipe do MG transplante foi chamada novamente para que os médicos fizessem nova retirada de córneas, rins e fígado de um jovem de 25 anos, que havia sofrido acidente de moto na Rua Major Gote, e em decorrência de uma embolia acabou falecendo. A família de Alan Pereira de Souza, após a constatação da morte cerebral do rapaz resolveu fazer a doação. A equipe do médico Thompson Palma fez a coleta dos órgãos e rapidamente se dirigiu para a cidade de Uberlândia, de onde os órgãos serão distribuídos para os receptores.
Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos: Toninho Cury