Com destino à Monjolinho carros de boi são colocados em prancha para atravessar asfalto em Lagoa Formosa

A ação foi necessária devido à lei que proíbe tráfego desse tipo de veículo em camada asfáltica

Regionais | Lagoa Formosa

18 Janeiro, 2019

1

Com destino à Monjolinho carros de boi são colocados em prancha para atravessar asfalto em Lagoa Formosa


Aproximadamente 14 carros de bois foram transportados nas pranchas do Auto Socorro Sucesso nesta quinta-feira (17/01). O objetivo dos serviços foi proteger o asfalto de possíveis danos, causados pelos cravos das rodas na camada asfáltica. O trabalho que foi oferecido gratuitamente pela empresa teve como percurso encarretar os carros no trevo de acesso à cidade e leva-los até a saída de Lagoa Formosa sentido Monjolinho.


Os carreiros e candeeiros chegaram até a cidade, vindos dos municípios de Patrocínio, Guimarânia, Coromandel, Patos de Minas, Mutuca, Capão das Canoas e Presidente Olegário. Enquanto os carros de bois eram transportados, foi servido o almoço para todos que estavam no local. Em seguida os bois percorreram com as cangas o trajeto até a estrada da Limeira, e lá foram colocados outra vez nos carros e seguiram viagem. O desfile no distrito será neste sábado (19) a partir das 12h00.

O evento faz parte das comemorações da festa em Louvor a São Sebastião. No sábado (19) antes do início do desfile acontece a apresentação da Orquestra de Viola São Gonçalo de Patos de Minas a partir das 10h00. Após o desfile dos carros de bois, confraternização com almoço gratuito aos participantes da festa. À noite Santa Missa às 19h30 na capela de São Sebastião e logo após encerramento com barraquinhas e show com Pancadão e Rastafare.

TRADIÇÃO

Durante 03 dias carreiros de várias partes da região se reúnem para reviver uma cultura que é passada de pais para filhos, de avôs para netos e até mesmo bisnetos. A festa comemora em 2019 os seus 71 anos de existência e faz parte da cultura do povo de Monjolinho. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (36)

COMENTÁRIOS (1)


  • VANESSA

    "Nosso carro de boi conservado Quatro juntas de bois de primeira Quatro cangas, dezesseis cansis Encostados no pé da figueira Todo sabado eu ia na vila Fazer compras para semana inteira O papai ia gritando com os bois Eu na frente ia abrindo as porteiras." Não me conformo com a quebra dessa tradição.


    18/01/2019 15:19

    Responder