Com esperança em conseguir tratamento para uma hemangioma facial moradora de Lagoa Formosa viaja nesta Terça-Feira (05/04) para São Paulo

Regionais | Lagoa Formosa

05 Abril, 2016

0

Com esperança em conseguir tratamento para uma hemangioma facial moradora de Lagoa Formosa viaja nesta Terça-Feira (05/04) para São Paulo


A moradora da cidade de Lagoa Formosa portadora da doença Hemangioma Facial Cavernosa, está de viagem marcada para São Paulo, aonde irá buscar tratamento. A moça que tem 39 anos de idade reside no Bairro Santa Cruz, e há várias décadas tem sofrido com a enfermidade. Ela já fez duas cirurgias, mas o resultado não surtiu o efeito esperado. Agora através de reportagem divulgada no mês de Janeiro de 2016 pelo portal de Notícias Patos 1, a moça conseguiu contato com a Clínica Médica Ipirapuera, na capital paulista, e deposita todas as suas forças e esperança em encontrar uma solução para o seu caso. Ela irá consultar com uma médica especialista em Hemangioma na clínica por onde ela já passou no ano de 2003. A viagem está marcada para o início da madrugada desta Terça-Feira (05/04). O deslocamento de Aparecida Rodrigues Braga até a capital paulista, será feito pela secretaria de saúde de Lagoa Formosa.

Em conversa com nossa reportagem na tarde desta Segunda-Feira (04/04), Aparecida pede orações de todas as pessoas que se compadecem com o seu caso e agradece às pessoas que intercedem diariamente por ela. Segundo a moça que atualmente está pesando apenas 39 quilos, sua maior preocupação no momento é em tentar conseguir um tratamento especializado, sendo que os médicos da região do Alto Paranaíba e de outras cidades por onde ela passou, como por exemplo, Barretos e São Paulo disseram que não existe tratamento específico para a doença. Há vários anos a moça não consegue levar uma vida normal. Em conversa com a reportagem do Portal de Notícias Patos 1, ela contou sua história de sofrimento e dor e falou da esperança em conseguir um tratamento que possa melhorar sua qualidade de vida e principalmente evitar as hemorragias que ela vem sofrendo constantemente.

De acordo com Aparecida Rodrigues Braga, 39 anos, a mesma já nasceu com a doença. Aparecida relata que nos primeiros anos de vida a doença era apenas uma mancha roxa do lado esquerdo de sua face. Com o passar dos anos a situação que era apenas questão de estética se complicou e passou a ser de sobrevivência. Nela ao invés de desaparecer sua Hemangioma se espalhou rapidamente pelo seu rosto que começou a inchar. A moça acabou perdendo sua adolescência e juventude para a terrível doença. Ela passou a procurar incansavelmente algum tipo de tratamento que pudesse amenizar sua dor e que também melhorasse sua estética facial. Todas as tentativas se foram em vão, ela apenas conseguiu duas cirurgias para mudar o percurso de alguns vasos sanguíneos que estavam causando muitas hemorragias, sendo que em uma delas ela esteve perto da morte pela quantidade de sangue que perdeu em pouco tempo. Aparecida diz que sua vida atualmente é uma “bomba relógio” pelo perigo que corre constantemente de sofrer novas hemorragias e não haver mais solução.

O maior problema para ela é que no estado de Minas Gerais não existe mais tratamento para sua doença. A moça já percorreu todo o estado à procura de hospitais e médicos que pudessem tratá-la, mas todas as tentativas tiveram resposta negativa. A sua esperança é que com o avanço constante da medicina possa aparecer uma solução. Aparecida, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta no dia a dia ainda encontra forças para continuar levando a vida. “talvez exista algum médico em algum hospital ou mesmo alguma pessoa que tem a mesma doença possa me ajudar a encontrar o tratamento adequado”, conclui a Aparecida. Durante o primeiro ano de vida o hemangioma cresce rapidamente e se torna uma massa esponjosa que se projeta a partir da pele. Em seguida, entra em uma fase de repouso e depois começa a desaparecer lentamente, mas com ela aconteceu o contrário.

Um hemangioma é um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na face, no couro cabeludo, no peito e nas costas. Em média, 30% dos hemangiomas estão presentes já no nascimento. O restante aparece nos primeiros meses de vida. No caso de Aparecida ela já nasceu com a doença. Todo mês ela usa aproximadamente 10 tubos de pomada na gengiva e nos lábios na tentativa de evitar o ressecamento e as hemorragias. Mas atualmente seus lábios estão se ferindo com muita facilidade. Outra dificuldade é com a alimentação, Aparecida diz que a maioria dos alimentos ela não pode comer, como por exemplo, todo tipo de frutas que contem ácido. A maioria de seus alimentos tem que ser líquidos. Sua arcada dentária também foi toda comprometida pela doença. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)