Com vários pontos de desmoronamento, DNIT e PRF monitoram BR-365
Atualmente, não há nenhum ponto de interdição na BR-365.
As chuvas que caíram nos últimos dias no Estado de Minas Gerais
provocaram danos em muitas rodovias, inclusive na região de Patos de Minas,
devido à deslizamentos de encostas, quedas de barreiras e inundações. A BR-365
foi uma rodovia que chegou a ser interditada algumas vezes devido a
deslizamentos. Atualmente, não há nenhum ponto de interdição na BR-365.
As chuvas diminuíram mas os danos continuam aparecendo, o que preocupa autoridades
e principalmente motoristas que fazem uso da rodovia. Um vídeo que circula nas
redes sociais mostra um desmoronamento de terra no km 370, próximo à “Curva dos
Moreiras”, entre Patos de Minas e Varjão de Minas.
Questionado pela redação, o chefe da 10ª Delegacia de Polícia Rodoviária
Federal (DPRF), inspetor Daniel Mota disse que as imagens são procedentes e que
não acontece somente neste local. Segundo ele, são diversos pontos de
desmoronamento de terra que preocupam.
De acordo com o inspetor, há diversos pontos de desmoronamentos de
barranco às margens da rodovia que estão afetando o acostamento. Daniel disse
ainda que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também o Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transporte (DNIT) estão percorrendo toda a rodovia para
avaliar os estragos causados pelas chuvas.
O inspetor explicou que a DPRF de Patos de Minas é responsável por mais
de 200 quilômetros de rodovia, entre Romaria e a BR-040. Segundo ele, achar os
pontos de desmoronamento é difícil, já que deve percorrer devagar o trecho. “Gastei cinco horas para monitorar cerca de
25 quilômetros entre Patos de Minas e Varjão de Minas”, explicou.
Daniel Mota disse que as equipes da PRF vão monitorar todo o trecho, não
somente os barrancos, mas também as estruturas das pontes. “A gente vai olhar ponto por ponto, ponte por
ponte, ver onde está com buraco, ver onde está com rachadura, fazer um
relatório e a medida que vão achando estes pontos, a gente vai comunicando
tanto o chefe do DNIT de Patos de Minas quanto de Uberlândia”, ressaltou.
Sobre a divulgação feita por alguns veículos de comunicação em
Patrocínio devido a uma rachadura no viaduto sobre a linha férrea próximo ao
trevo da cidade, o chefe da PRF disse que a situação foi comunicada ao DNIT que
deve encaminhar uma equipe ao local para avaliar a situação. Porém, segundo
ele, o próprio DNIT informou que pelas fotografias enviadas, a situação não é
preocupante.
O inspetor disse também que conta com o apoio das pessoas que utilizam a BR-365 para identificar os críticos da rodovia. A pessoa pode entrar em contato com a PRF, informando o quilômetro e a sAs chuvas que caíram nos últimos dias no Estado de Minas Gerais provocaram danos em muitas rodovias, inclusive na região de Patos de Minas, devido à deslizamentos de encostas, quedas de barreiras e inundações. A BR-365 foi uma rodovia que chegou a ser interditada algumas vezes devido a deslizamentos. Atualmente, não há nenhum ponto de interdição na BR-365.
As chuvas diminuíram mas os danos continuam aparecendo, o que preocupa autoridades
e principalmente motoristas que fazem uso da rodovia. Um vídeo que circula nas
redes sociais mostra um desmoronamento de terra no km 370, próximo à “Curva dos
Moreiras”, entre Patos de Minas e Varjão de Minas.
Questionado pela redação, o chefe da 10ª Delegacia de Polícia Rodoviária
Federal (DPRF), inspetor Daniel Mota disse que as imagens são procedentes e que
não acontece somente neste local. Segundo ele, são diversos pontos de
desmoronamento de terra que preocupam.
De acordo com o inspetor, há diversos pontos de desmoronamentos de
barranco às margens da rodovia que estão afetando o acostamento. Daniel disse
ainda que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também o Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transporte (DNIT) estão percorrendo toda a rodovia para
avaliar os estragos causados pelas chuvas.
O inspetor explicou que a DPRF de Patos de Minas é responsável por mais
de 200 quilômetros de rodovia, entre Romaria e a BR-040. Segundo ele, achar os
pontos de desmoronamento é difícil, já que deve percorrer devagar o trecho. “Gastei cinco horas para monitorar cerca de
25 quilômetros entre Patos de Minas e Varjão de Minas”, explicou.
Daniel Mota disse que as equipes da PRF vão monitorar todo o trecho, não
somente os barrancos, mas também as estruturas das pontes. “A gente vai olhar ponto por ponto, ponte por
ponte, ver onde está com buraco, ver onde está com rachadura, fazer um
relatório e a medida que vão achando estes pontos, a gente vai comunicando
tanto o chefe do DNIT de Patos de Minas quanto de Uberlândia”, ressaltou.
Sobre a divulgação feita por alguns veículos de comunicação em
Patrocínio devido a uma rachadura no viaduto sobre a linha férrea próximo ao
trevo da cidade, o chefe da PRF disse que a situação foi comunicada ao DNIT que
deve encaminhar uma equipe ao local para avaliar a situação. Porém, segundo
ele, o próprio DNIT informou que pelas fotografias enviadas, a situação não é
preocupante.
O inspetor disse também que conta com o apoio das pessoas que utilizam a
BR-365 para identificar os críticos da rodovia. A pessoa pode entrar em contato
com a PRF, informando o quilômetro e a situação encontrada. “A pessoa que está próximo a rodovia, que
está na região e transita mais, ela acaba tendo mais chance de ver o que está
errado do que a gente. Então pode informar a Polícia Rodoviária Federal para a
gente passar as informações ao DNIT. A ajuda de todos é bem vinda”,
finalizou Daniel Mota.
Por Patos notícias