Começa à zero hora deste Sábado para Domingo o horário de verão em três regiões do país
Rejeitado por muitos e aguardado por outros ele está se aproximando e ficará em vigor durante 04 (quatro) meses. O horário de verão deste ano começa à zero hora do dia 20 de outubro, ocasião em que os relógios devem ser adiantados em 1 hora e termina no dia 16 de fevereiro de 2014 com o atraso de 1 hora no ponteiro.
O horário de verão incentiva a adaptação das atividades diárias da população à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos boa parte de seu território. No Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Dentre as vantagens deste horário especial está a redução do consumo de energia elétrica, principalmente para iluminação e, aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para atividades comerciais ou para lazer, indústria e turismo. Também há benefícios em relação à ecologia e preservação do meio ambiente.
Fonte: Débora Araujo