Comenda Antônio Secundino de São José foi entregue em Patos de Minas
Oito autoridades e personalidades do setor agropecuário do Estado e do Brasil receberam a Comenda Antônio Secundino de São José. A outorga foi feita na sexta-feira (08/06) na DB Eventos, situado na Av. Presidente JK, 2.094 – Bairro Ipanema.
A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada pelo governo do estado de minas gerais, para homenagear personalidades e autoridades que tenham contribuido para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no estado e no brasil.
Criada pela lei 10.573, de 30 de dezembro de 1991 e regulamentada pelo decreto 33.473, de primeiro de abril de 1992, a comenda Antônio Secundino de São José é entregue aos agraciados durante a festa nacional do milho. Esta foi a 20ª edição da comenda.
A outorga tem por objetivo perpetuar a memória de Antônio Secundino de São José, vitorioso empresário da região, nascido na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje Município de Presidente Olegário. Em 1931, Antônio Secundino formou-se Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Viçosa.
Antônio Secundino fundou a Agroceres, empresa que introduziu o milho híbrido no brasil.
Para definir as autoridades e personalidades agraciadas, o Conselho Diretor da comenda reuniu-se no dia 06/05 em Belo Horizonte. O Conselho é constituído pelos seguintes membros:
- Deputado Estadual Luiz Humberto Carneiro, representante da Assembléia Legislativa de Minas Gerais;
- Elmiro Nascimento, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Prefeita de Patos de Minas e Presidente de Honra do Conselho, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi;
- Professor Sérgio Hermínio Brommonschenkel, representante da Universidade Federal de Viçosa e vice-presidente do conselho;
- Professor Renzo Garcia Von Pinho, representante da Universidade Federal De Lavras;
- Professor Martinho de Almeida e Silva, representante da Universidade Federal de Minas Gerais e Secretário do Conselho;
- Ex-prefeito de Presidente Olegário, Januário José Pinheiro;
- Senhor Rodrigo Sant’Anna Alvim, representante da Federação da Agricultura Do Estado De Minas Gerais – FAEMG;
- Senhor Pedro Mário Ribeiro, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG;
- Senhor Cláudio Nasser de Carvalho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas;
- Senhor Décio Bruxel, representante da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais;
- Senhora Maria Paula de Castro Chaves Pinheiro, chefe do cerimonial do Governador do Estado de Minas Gerais.
A entrega da Comenda Antônio Secundino de São José de 2012 foi realizada pelo Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, que representou, naquele ato, o Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Ele fez a entrega da honraria na companhia da Rainha Nacional do Milho de 2012, Roberta Rodrigues Borges e das Princesas do Milho 2012, Karina Cardoso e Marina Braga.
Reveberam a comenda 8 personalidades:
• José Roberto Sardelari, Superintendente Estadual do Banco Do Brasil Em Minas Gerais: Natural de Junqueirópolis, São Paulo, graduado em Matemática com MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios e Gestão em Marketing e Recursos Humanos, José Roberto Sardelari iniciou sua carreira no Banco do Brasil como menor aprendiz – Ofice-Boy, instituição na qual exerceu diversas atividades entre elas os cargos de Gerente Geral de agências, Superintendente Regional em Governador Valadares e Uberlândia - Minas Gerais e Sorocaba – São Paulo. Desde novembro de 2010 é o Superintendente Estadual em Minas Gerais.
• Maria Beatriz De Castro Alves Savassi, Prefeita de Patos de Minas: Natural de Patos de Minas, graduada em pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas, com pós-graduação em Pedagogia Empresarial, é membro da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Patos de Minas, entidade que desenvolve atividades sociais, vereadora por dois mandatos e vice-prefeita por uma gestão, por seus relevantes serviços foi eleita Prefeita de Patos de Minas em 2009.
• Cleide Izabel Pedrosa de Melo, Diretora-Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM: Natural de Itatiaiuçu – Minas Gerais, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em arquitetura hospitalar, gestão ambiental e em eficiência energética e pós-graduada em saneamento e meio ambiente. Foi secretária de Meio Ambiente de Betim e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba.
• Evaldo Ferreira Vilela: Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Entomologia e doutor em Ecologia Química. Professor titular da Universidade Federal de Viçosa e professor voluntário / colaborador da Universidade Federal de Minas Gerais; exerceu o cargo de reitor da Universidade Federal de Viçosa de 2000 a 2004. Secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de agronomia, entomologia, feromônios comportamento de insetos, manejo integrado de pragas, controle biológico e ecologia química. Tornou-se, recentemente, membro da Sociedade Brasileira de Ciências e Tecnologia.
• Antonio Marciano da Silva, professor: Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestrado em Hidrologia aplicada e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento. É professor titular na área de recursos hídricos na Universidade Federal de Lavras, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Na administração acadêmica superior foi coordenador de curso de graduação e de programas de pós-graduação. Na pesquisa, atua na área de Engenharia de Água e Solo e de Recursos Hídricos com ênfase, principalmente, em hidrologia de pequenas bacias e manejo de cultivos irrigados. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais.
• Renato de Lima Santos, professor: graduado em medicina veterinária, com mestrado em medicina veterinária; PHD em Patologia Veterinária e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, onde atuou como professor associado, tendo realizado curso de aperfeiçoamento no Instituto Pasteur, em Paris. Autor de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de patologia veterinária, fisiopatologia da reprodução e patologia e patogênese de doenças infecciosas. Professor de patologia veterinária e orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG. Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária e ocupa, atualmente, o cargo de pró-reitor de pesquisa da UFMG.
• João Batista Olivi, jornalista: Natural de Araraquara, São Paulo, graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. João Batista Olivi, durante muitos anos, militou no jornalismo impresso como jornalista e editor em diversos jornais e revistas. Na TV Globo, trabalhou na equipe de jornalismo do Fantástico onde, em 1982, produziu a reportagem “Viúvas das Secas”, que atingiu o maior índice do Departamento de Jornalismo da emissora, 62 pontos de audiência, marca até hoje inigualada. Hoje, dirige o portal “noticias_antigas Agrícolas” e o programa Mercado e Companhia no Canal Rural, onde se dedica a defender o produtor rural.
• Antônio do Carmo Neves, Engenheiro Agrônomo: Natural de Teixeiras, Minas Gerais, formado pela Universidade Federal de Viçosa. Exerceu diversas atividades ao longo de sua carreira. Entre elas, foi supervisor da Emater - Minas Gerais, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e professor da Universidade Federal de Viçosa.
• Aguinaldo Alves Ribeiro, empresário: Aguinaldo das Pamonhas, como é conhecido, é natural de Lagoa Formosa. Filho mais velho de treze irmãos, cursou o ensino fundamental até a quarta série. Homem simples, trabalhou debaixo de sol e chuva ajudando seu pai na lavoura, desde os seis anos de idade. Em 1995, iniciou sua empresa quando começou fazendo pamonhas em sua casa, comercializando-as às margens da BR-354, em uma caixa de isopor. Com a aceitação de seus produtos e muito trabalho construiu, a partir de uma barraca de lona, uma empresa que é referência no mercado nacional como modelo de empreendorismo. A Pamonharia do Aguinaldo é, há dezesseis anos, motivo de orgulho para o povo patense.
• Maria Denise Piva, produtora rural: Com formação técnica em contabilidade, Maria Denise tem se destacado como produtora rural no Município de Presidente Olegário e Cruzeiro da Fortaleza, onde desenvolve suas atividades. É produtora de grãos como feijão, soja, milho, entre outras culturas.
• Renato José Laguardia de Oliveira: É produtor rural e advogado, natural de Barbacena, Minas Gerais, Presidente do Sindicato Rural de Barbacena por três mandatos e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos anos, tem se dedicado ao desenvolvimento e modernização da agropecuária no Estado e atuado em defesa do produtor rural, buscando melhorias para o setor.
A solenidade foi bastante concorrida e os comendadores ficaram emocionados com a honraria recebida.